Pular para o conteúdo principal
Acesso

TransNegressão qualificará alunos negros à pós-graduação

Iniciativa partiu da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Publicado em 16/12/2014 às 10:43 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10

por Lucas Tondini, (Estágiario de Graduação)

Um projeto recém aprovado na UFU busca superar obstáculos ideológicos, políticos e preconceituosos contra a população negra. É o Projeto TransNegressão. O objetivo é potencializar o processo formativo a alunos negros ,afim de que esse grupo seja representado na pós-graduação, preparando-os para a construção de projetos de pesquisa apropriados para concorrerem em processos seletivos, de diversas universidades.

O Projeto será subdividido em eixo de conhecimentos científicos gerais, específicos das áreas do conhecimento e eixo das relações étnico-raciais e direitos humanos. Cada eixo terá seus módulos em suas especificidaes.

O “TransNegressão” é destinado a graduados ou estudantes concluintes de graduação; autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, que tenham sido beneficiários de algum sistema de ação afirmativa, bolsistas de projetos (pesquisa ou extensão), relacionados à temas de exclusão, que possuam renda familiar de, no máximo, cinco salários mínimos.

A carga horária do curso é de 200 horas, distribuídas em seis meses. Será ofertada uma turma por ano de vigência do projeto, com um total de 40 vagas.

Outras informações podem ser obtidas com os professores: Cairo Mohamed (34) 3239.4349 e Luciane Dias (34) 3271.5234

A11y