Publicado em 11/02/2015 às 17:03 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
A UFU está organizando uma campanha de conscientização sobre o consumo consciente de água e energia em seus campi. A ideia é envolver toda a comunidade acadêmica. Mas e a gestão da instituição, o que está fazendo para economizar?
Captação de água da chuva e de reuso
Água antes de ser tratada em estação no Glória (Foto: Arquivo Dirsu)
Após a filtragem, água está apropriada para uso em serviços de limpeza (Foto: Arquivo Dirsu)
Estação de tratamento de água de reuso em Monte Carmelo (Foto: Arquivo Dirsu)
Foram construídas estações de captação de água da chuva e de água já utilizada (uma de cada em Monte Carmelo e duas de cada no Campus Glória). Essa água passará por tratamento e será aproveitada em atividades de limpeza das dependências da instituição. Cada estação tem capacidade para tratar 5 mil litros de água por hora. A estimativa da Diretoria de Sustentabilidade é de que as estações comecem a funcionar daqui a três a quatro meses.
Uso de água da represa do Parque do Sabiá para jardinagem
A água utilizada para regar gramíneas, flores, árvores e outras plantas dos campi de Uberlândia vem da represa do Parque do Sabiá. A UFU tem dois caminhões pipa, um de 8 mil litros e outro de 4 mil litros de capacidade, que buscam água na bica do parque para irrigação dos campi Santa Mônica, Umuarama e Educação Física, além do clube da Associação dos Servidores da UFU (Asufub).
Poços artesianos
Hidrômetro de poço artesiano no campus Santa Mônica (Foto: Diélen Borges)
São três poços artesianos ativos no campus Santa Mônica (um deles monitorado com hidrômetro), três poços ativos no Umuarama (que atendem ao Hospital de Clínicas), um no Pontal e dois em Monte Carmelo. Isso representa economia no orçamento da universidade, independência em relação ao abastecimento municipal e maior probabilidade de que a água não venha a faltar nos campi.
Painéis fotovoltaicos
Os novos prédios estão sendo construídos com painéis fotovoltaicos que transformam a energia solar em energia elétrica.
Restrições na limpeza
A Divisão de Conservação e Limpeza (Dicel) tem reduzido a lavagem de passeios, passarelas e vidros. Quando é solicitada a limpeza de algum desses locais, uma equipe da Dicel faz a avaliação e, caso seja constatada a necessidade, é feita a limpeza. O jato de água, que antes lavava os campi Santa Mônica e Umuarama diariamente, não tem sido utilizado, com exceção dos pontos de concentração de fezes de pombos.
Palavras-chave: água
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS