Publicado em 23/04/2015 às 17:32 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Mesas debateram políticas públicas e múltiplos usos sustentáveis da água e energia
O terceiro e último dia do 1º Seminário de Uso Sustentável de Água e Energia, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aconteceu nesta quinta-feira, 23/04, no auditório 5R, no Campus Santa Mônica, com a formação de duas mesas redondas. Na primeira discutiram-se as “Políticas públicas e o uso sustentável da água e energia”. Na segunda, o tema foi “Múltiplos usos sustentáveis da água e energia”.
Marina Lígia, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Uberlândia, fez críticas ao novo Código Florestal (Lei 12.651/12), chamando a atenção para a criação de hidrelétricas em detrimento da proteção das Áreas de Preservação Permanentes (APPs).
A defesa da participação da sociedade civil nas decisões do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) de Minas Gerais – composto por órgãos ambientais do governo – foi um dos principais temas abordados pelo Frei Rodrigo Peret, membro da Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (AFES).
O engenheiro civil Wilson Shimizu, integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, também destacou a importância da participação da sociedade civil e questionou a política para o setor: “a crise não é só de água, é também de planejamento, de controle e de ações”.
O evento aconteceu nos dias 31/03, 1º/04 e 23/04 e teve como objetivo promover o debate e a construção de políticas públicas agregando diversos setores da sociedade, a fim de adotar medidas para o uso sustentável dos recursos naturais.
Clique aqui e veja os temas e debatedores.
Leia mais:
Começam as discussões do seminário de sustentabilidade da UFU
Segundo dia de seminário sobre água e energia discute cultura sustentável
Palavras-chave: água energia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS