Publicado em 05/02/2015 às 15:06 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Você e seus amigos testariam seus limites para serem considerados universitários de ferro? Seriam capazes de se submeter a provas de esforço físico, estratégia, raciocínio rápido e trabalho de equipe? A equipe formada na Academia Universitária do Campus Santa Mônica fez esses testes e foi a vencedora do desafio Universitário de Ferro, realizado pelos alunos do curso de Educação Física da UFU no dia 24 de janeiro. Os vencedores disputaram contra outras oito equipes em provas em que foi preciso levantar pneus de trator, comer comidas estranhas como espaguete de minhocas, entre outras coisas.
A ideia de montar uma equipe para participar do desafio surgiu com alguns estudantes que frequentam a Academia Universitária (confira abaixo a lista com os nomes dos membros da equipe). Para completar o time foram convidando amigos e conhecidos até atingir o número necessário de participantes. Dessa forma, não pertenciam todos ao mesmo curso e alguns deles só vieram a se conhecer na hora do evento. Independente disso, eles afirmam que a integração do grupo foi muito boa devido ao objetivo em comum de vencer as provas e se superar.
Sobre a experiência, eles dizem que o preparo físico ajudou nos momentos que exigiam mais condicionamento e resistência, mas em geral as provas necessitaram mais de pensamento estratégico, organização e trabalho de equipe do que de força física. Para eles, as principais características que um universitário de ferro deve ter é o espírito de colaboração, a determinação e a humildade.
Eles gostaram muito da experiência, se divertiram realizando as provas, ficaram mais próximos e fizeram amigos de outras equipes participantes. Considerando isso, esperam que o evento tenha mais edições para que possam defender o título.
Bruno Soares é responsável pela academia e ficou muito feliz com a conquista dos alunos. Ele acredita que ambientes como a academia e eventos como o Universitário de Ferro proporcionam espaços de lazer e socialização para os alunos e devem receber incentivos da universidade. "Ações dessa natureza devem ser valorizadas pela comunidade acadêmica, pois promovem interação social, lazer, esporte, qualidade de vida, dentre vários outros aspectos positivos para a comunidade UFU", afirma.
Equipe:
Rafael da Silva – Química Industrial
Nathália Assis Becho de Freitas – Engenharia Química
Thais Schmidt Silva Almeida – Engenharia Química
Vinícius Fonseca Guidoni – Administração
Iohana Angélica Torres Cabral – Engenharia de Controle e Automação
Renan Magalhães Ganem Nilo – Engenharia Química
Aretusa Lopes – Fisioterapia
Thiago Spessoto Pimenta Pucci – Engenharia Química
Abmail Alves Santos – Engenharia Biomédica
Patrick Barros – Doutorado em Biomedicina
Palavras-chave: universitário de ferro Educação Física vencedores academia universitária
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS