Pular para o conteúdo principal
Solidariedade

Ex-alunos da UFU criam rede social para doação de sangue

Trabalho voluntário se expande na internet

Publicado em 26/02/2015 às 17:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Eles são ex-alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e têm uma boa intenção: salvar vidas. Tiago Leite, Gabriel Massote Pereira, Carlos Defelicibus, Gabriel Ferreira e Leandro Ferreira Gabriel criaram, há duas semanas, o “Salve mais um - A primeira rede social de doação de sangue do Brasil”. Neste trabalho, eles utilizam a internet para sensibilizar e motivar os internautas a irem aos hemocentros doar sangue.

A iniciativa — um empreendimento social, como o grupo define — teve origem em 2014 no sentimento de solidariedade de Tiago Leite, que resolveu ajudar o colega Gabriel Massote na campanha de busca por doadores de sangue e de medula óssea para tratar uma leucemia. “Fomos percebendo a abrangência que as mídias sociais davam para uma causa desse tipo. A partir disso, nós concluímos que podíamos criar alguma coisa que ajudasse mais pessoas, não só o Gabriel”, lembra Leite.

Após observações e pesquisas sobre o processo de doação de sangue, a equipe de voluntários — formada por um advogado (Massote), um engenheiro civil (Leite), um administrador (Gabriel Ferreira) e dois engenheiros de software (Defelicibus e Leandro Gabriel) — ativou, neste mês de fevereiro, as páginas www.salvemaisum.com.br e www.facebook.com/salvemaisum. “O site é uma resposta a tudo aquilo que a gente entendeu, as formas de resolver o problema. E isso está mudando. A gente não para de estudar, de entender. Nosso trabalho é constante”, explica Gabriel Ferreira.

No site, quem procura por doadores se cadastra informando nome, cidade e unidade da federação e o tipo sanguíneo da pessoa que necessita do sangue. Nessas duas primeiras semanas de atividade foram registradas 1.200 pessoas de 131 cidades brasileiras. “É o chamado ‘boca-a-boca’, só que hoje ele funciona virtualmente”, define Leite, líder do grupo.

Palavras-chave: Doação de sangue salve mais um rede social ex-alunos

A11y