Pular para o conteúdo principal
Minas e o feminino

Mulheres de Minas: livro conta a história delas e do gênero no estado

A obra recebeu colaborações de pesquisadores inovadores e congrega inúmeras correntes de interpretação

Publicado em 10/02/2015 às 17:11 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

O livro "História das Mulheres e do Gênero em Minas Gerais" tem entre as suas organizadoras a Professora Vera Puga, do Instituto de História (INHIS/UFU) e entre os seus autores Cairo Katrib e Maria Clara Tomaz Machado (ambos do INHIS/UFU). A obra reúne 22 capítulos, distribuídos em três partes: Transgressoras e insubmissas mineiras; Damas, donas do sertão e Saberes e fazeres femininos. Com quase 600 páginas, o trabalho, em certa medida, dá voz às mulheres mineiras do passado.

A primeira parte do livro versa sobre a maneira como as mulheres mineiras, em tempos de relação de poder bastante desigual entre elas e os homens, encontravam mecanismos para o exercícios de seus poderes. Em seguida, na segunda parte da obra, são discutidas as representações femininas "contraditórias" sobre as mulheres do estado, que tinham a sua suposta doçura, fragilidade e fertilidade contratadas com a dureza, a rigidez e a sequidão da paisagem geográfica e humana. Por último, são enfocados os saberes e fazeres femininos, sem reafirmar determinadas atividades como femininas, mas procurando evidenciar as maneiras pelas quais as mulheres se apropriaram de certos saberes e fazeres.

O livro é vendido pelo valor de R$30,00 e pode ser adquirido no site da Editora Mulheres ou em livrarias de todo o país.

A11y