Pular para o conteúdo principal
LANÇAMENTO

Projeto de desenvolvimento local de Capinópolis será lançado dia 12

UFU é parceira do projeto através da Facip e da Proex

Publicado em 11/02/2015 às 12:50 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

No dia 12 de fevereiro será lançado, oficialmente, o projeto de desenvolvimento local de Capinópolis. A conferência de abertura será feita pelo professor doutor Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES) com o tema: A importância da economia solidária no contexto do segmento dos excluídos no Brasil. O evento será realizado das 9 às 11 horas na Câmara dos Vereadores de Capinópolis.

O projeto, parceiro da UFU, tem buscado o desenvolvimento do município de e teve início em 2012 quando o Professor Armindo Quillici convidou os cursos da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip) para conhecer uma proposta do Ministério Público, apresentada pelo Dr. Daniel Promotor da Comarca de Capinópolis para desenvolvimento do município. Logo após foi dado início às visitas técnicas para conhecer o grupo articulador da idéia: os cursos de Serviço Social, Geografia e Engenharia de Produção.

Em 2013, foi criada a ONG ADESCAP (Associação de Desenvolvimento Sustentável de Capinópolis) para gestar as ações do projeto, criando as condições para realizar o projeto de desenvolvimento local no município. Integra o comitê gestor o professor Antonio Oliveira da Geografia, coordenador do Diagnóstico social do município; o professor Hilano Carvalho da Engenharia de Produção, responsável pela Coordenação da economia solidária juntamente com o professor Flander Calixto (coordenador do Projeto). A professora Angela Souza do curso de Engenharia da Produção irá colaborar no planejamento estratégico.

Dessa forma foi organizada a proposta de parceria do Ministério Público, Facip, através dos cursos de Serviço Social, Engenharia de Produção e Geografia, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e a Prefeitura Municipal de Capinópolis.

Economia Solidária

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros e sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A11y