Pular para o conteúdo principal
INTERNET

Ranking Web de Universidades traz 13 cientistas da UFU

Lista enumera pesquisadores de acordo com sua presença no banco de dados GSC

Publicado em 31/03/2015 às 11:44 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Treze cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aparecem no Ranking Web de Universidades (veja lista abaixo). A edição foi feita com dados coletados durante a primeira semana de fevereiro de 2015 dos perfis públicos dos investigadores que trabalham em instituições brasileiras. O Ranking Web de Universidades é uma iniciativa do Laboratório de Cibermetria, que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior centro nacional de investigação da Espanha.

Segundo informações do portal, “trata-se de um ranking BETA dos cientistas de acordo com a sua declarada (voluntariamente) presença no banco de dados Google Scholar Citations (GSC)”. Os pesquisadores interessados ​​em aparecer em futuras edições são aconselhados a entrar nas bases de dados originais, para corrigir e atualizar seus perfis públicos. Segundo o portal, “há ainda muitos erros e lacunas na lista”, o que pode ser solucionado por email: isidro.aguillo@csic.es. A lista traz três mil perfis de pesquisadores brasileiros.

O CSIC é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O principal objetivo é promover e realizar pesquisas para o benefício do progresso científico e tecnológico da Espanha. O portal informa que o laboratório é dedicado à análise quantitativa do conteúdo da Internet, especialmente aqueles relacionados com o processo de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. Nova edição está prevista para o mês de maio. Acesse: http://www.webometrics.info/en/node/102

PESQUISADORES DA UFU

Heraldo Vasconcelos

Paulo Eugênio Oliveira

José Roberto Mineo

Kleber del Claro

Eduardo Mathias Richter

Marcos A S Barrozo

Ariovaldo Giaretta

Álisson Rocha Machado

Matias Pablo Juan Szabo

André Nemésio

Samuel Lima

Eloisa Vieira Ferro

João Marcos Madurro

Palavras-chave: ranking pesquisadores

A11y