Publicado em 19/03/2015 às 08:51 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
O acesso ao ensino superior é uma grande conquista para os estudantes, no entanto, é necessário criar condições para a integração, permanência e a conclusão dos estudos. Neste contexto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) propicia apoio e assistência aos discentes em três frentes: atendimento social, psicológico e pedagógico.
No Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes de baixa condição socioeconômica da UFU desenvolve os seguintes projetos: Bolsa Alimentação; Bolsa Transporte (Urbano e Intermunicipal); Bolsa Moradia; Moradia Estudantil; Empréstimo do Instrumental Odontológico; Bolsa para cursos de língua estrangeira e Bolsa Material Didático. “A prioridade é para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica”, explica a psicóloga e coordenadora da Divisão de Assistência ao Estudante (DIASE), Michele Falco.
Para ter acesso aos projetos de apoio e assistência os estudantes devem acompanhar a divulgação dos respectivos editais e apresentar a documentação solicitada.
O atendimento psicológico é disponibilizado aos estudantes com dificuldades emocionais que refletem na vida acadêmica e em processos relacionados à ambientação, evasão e jubilamento. A universidade oferece também orientação às pessoas vinculadas ao discente atendido, seja no meio acadêmico ou familiar, visando aprimorar o entendimento do ambiente psicossocial em que está inserido.
No campo pedagógico, a Universidade acompanha o desempenho dos estudantes bolsistas e intervém em situações de reprovação em disciplinas ou trancamento parcial com o objetivo de diminuir os índices de evasão.
Para obter mais informações clique aqui e verifique a Cartilha de Assistência Estudantil ou acesse a página eletrônica da DIASE (www.diase.ufu.br).
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS