Publicado em 26/03/2015 às 12:15 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)
A recepção aos estudantes do campus Umuarama aconteceu na manhã desta quinta-feira, (26/03) no auditório do bloco 8C. Para iniciar a cerimônia, houve uma apresentação cultural da Orquestra Udi Cello Ensemble, composta pelo professor de música da UFU Kayomi Satomi e alunos de graduação do curso de Música. Em seguida, os novos alunos assistiram um vídeo institucional .
A mesa principal foi composta pelo vice-reitor Eduardo Guimarães; pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Dalva Oliveira; pró-reitora de Graduação Marisa Lomônaco, e pelo prefeito universitário Reges Teodoro.
O vice-reitor ponderou que a universidade é uma instituição pública que deve prestar contas à sociedade, por isso o emprenho dos alunos em seus respectivos cursos é fundamental para que eles possam contribuir socialmente, depois de formados. Já a pró-reitora de Graduação Marisa Lomônaco destacou as políticas públicas de democratização ao acesso do ensino superior, ressaltando o crescimento da UFU, como instituição de ensino, através do aumento do número de cursos e vagas . Em 2005, a UFU oferecia 34 cursos e cerca de 2.200 vagas de ingresso anual. Esse ano, a UFU dispõe de 74 cursos e 4.880 vagas de ingresso. Marisa destacou, ainda, um desafio: a permanência dos alunos nos cursos e a redução dos casos de evasão. Reges Teodoro, prefeito universitário, informou aos novos alunos alguns serviços que a Universidade oferece, como o transporte intercampi.
A pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis ressaltou que o compromisso com os alunos é propiciar aos ingressantes, condições necessárias para permanecer na instituição, por meio de bolsas e projetos. A pró-reitora ainda destacou a importância dos alunos se envolverem em atividades extracurriculares, como projetos, Programa de Educação Tutorial (PET), entre outros.
Já a segunda mesa foi composta pela diretora de ensino Geovana Melo, pelo diretor de assuntos estudantis Leonardo Barbosa e Silva, pelo membro do PET de Engenharia Civil Lucas Fonseca e pelo estudante de Engenharia Mecânica, Álvaro Carrijo, que contou aos novos ingressantes a importância e sua experiência em mobilidade internacional e por Michele Falco, membro da coordenação de comissão permanente de recepção aos estudantes ingressantes.
De acordo com Michele, cerca de 120 ingressantes estavam presentes na cerimômia de recepção. Mari Stefany, 19 anos, é uma dos ingressantes. Ela, que vai cursar Odontologia, disse que esse momento é importante para conhecer a estrutura dos cursos e da instituição. A estudante diz, também, que está animada com o curso que é referência no Brasil, e que pretende fazer programas de pós-graduação, após terminar o curso. Mari, que é natural de Montes Claros, ressalta que está com dificuldade de se ambientar na cidade, mas que os veteranos estão ajudando os ingressantes conhecerem Uberlândia.
Acesse aqui a galeria de imagens.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS