Pular para o conteúdo principal
Extensão

“Os índios somos nós”

Mostra marca a reabertura do Museu do Índio

Publicado em 24/04/2015 às 10:26 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Museu do Índio

Contribuição cultural dos índios também está relacionada ao artesanato

O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reabre as portas para a comunidade nesta sexta-feira, 24/04, com a exposição “Os índios somos nós: a presença indígena na cultura brasileira”. A mostra apresenta, a partir de objetos e imagens, a influência dos índios nos hábitos e costumes dos brasileiros.

“Pode se constatar diversos exemplos do panorama ilimitado de referencias indígenas em nossa vida. Quer seja na nossa comunicação, por meio de milhares de vocábulos presentes na língua portuguesa falada no Brasil; nos padrões estéticos presentes nos artefatos; nos ingredientes e nos sabores hoje reconhecidos na gastronomia brasileira, e, na fauna e na flora nativas que foram conhecidas e designadas por eles”, explica a coordenadora do Museu do Índio, Lídia Meirelles.

Além dos moradores de Uberlândia, a expectativa é atender cidades vizinhas em que inserem o Museu do Índio em seus programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Anualmente, o Museu recebe, em média, 13 mil visitantes.

O acesso à exposição é gratuito e a visitação pode ocorrer de segunda a sexta-feira nos seguintes horários: 08 às 12 horas e 13h30 às 17h30. Grupos, de no mínimo 15 pessoas, podem agendar visitas para os finais de semana. O Museu do Índio está localizado na Avenida Vitalino Rezende do Carmo, 119, no bairro Santa Maria. O contato com pode ser feito pelo email: musindio@ufu.br ou no seguinte telefone: (34) 3236-3707.

A11y