Publicado em 15/04/2015 às 11:22 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)
Capa e contracapa do livro
O professor Emerson Rasera, do Instituto de Psicologia, participará do lançamento do livro Social constructionist perspectives on group work, em que atuou como organizador e publicou dois capítulos, no Segundo Congresso Latino Americano de Práticas Colaborativas e Dialógicas, que será realizado na Argentina, de 22 a 25 de abril.
O idioma original do livro é o inglês, mas a obra conta com vários autores brasileiros, dentre eles, Carla Guanaes Lorenzi, Mary Jane Spink e Marilene Grandesso. Outros autores de destaque são Kenneth Gergen, Sheila Mcnamee e Saul Fuks.
O objetivo da obra é apresentar diferentes formas de prática grupal influenciadas por uma sensibilidade construcionista social. Mostra-se como pode se dar a aproximação entre esses dois campos de conhecimento e também aponta-se a necessidade de novos desenvolvimentos teóricos. Apesar de oferecer contribuições teóricas, a ênfase do livro está na tradução de alguns conceitos presentes no discurso construcionista para a prática cotidiana, apresentando trechos de conversas grupais, relatos de participantes e a descrição de modos de atuação que podem inspirar outros profissionais interessados em usar o vocabulário construcionista em sua prática grupal.
Rasera espera que a obra permita trazer para as conversas contrucionistas a importância do trabalho grupal e que, assim, as vozes presentes possam ser ampliadas e conectadas com outras vozes, possibilitando um diálogo transformador de nossas práticas e de nós mesmos.
Não há previsão de lançamento do livro em português.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS