Pular para o conteúdo principal
Graduação

DCE promove recepção aos calouros da UFU

Alunos recebem ingressantes com debates e atividades culturais

Publicado em 11/05/2015 às 10:03 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

A atual gestão ('Podemos Mais!') do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (DCE/UFU) lançou, na última semana, a programação completa das atividades da Calourada do primeiro semestre do ano de 2015. Em parceria com a Diretoria de Cultura (Dicult), vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFU (Proex), o maior e mais tradicional evento estudantil da UFU acontece, neste semestre, entre os dias 11 e 17 de maio. São parceiros, ainda, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e seu Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

Compostas por atividades acadêmicas, culturais e de formação, as calouradas da UFU tem como o principal objetivo apresentar a universidade e suas mais diversas possibilidades na recepção aos alunos ingressantes, os chamados “calouros”. Dividida entre os campi Santa Mônica e Umuarama, a programação da Calourada 2015-1 conta com debates, oficinas, rodas de conversa, palestras, minicursos e shows musicais.

O coordenador geral do DCE, Nasser Pena, explica que a inovação na programação deste ano fica no âmbito cultural, com uma mostra artística que preenche os mais diversos espaços da universidade durante toda a semana com cultura nas linguagens Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Audiovisual, Performance e Literatura. Nasser completa que a realização da Mostra só foi possível graças à parceria direta – pela primeira vez na história – com a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Novidade, também, é o lançamento, durante a Calourada, do “Movimento Cultural Jambolão”, divulga Pena. Há anos criminalizado pelas gestões da universidade, o “Jambolão”, como é chamado, é um ambiente de socialização localizado entre os blocos 1H e 1I do campus Santa Mônica da UFU. A proposta é trazer cultura, arte e debate para o espaço e ocupá-lo de maneira inusitada. “Vamos trazer, por exemplo, um duelo de MC's pra dentro da universidade e mostrar que a Cultura de Periferia pode conviver em paz com a erudita e acadêmica”, explica o estudante.

Levante sua Voz!

Todas as atividades da Calourada 2015-1 focam-se no tema geral do evento, “Levante sua Voz pela Universidade Democrática”, eleito pelo Conselho Universitário de Centros e Diretórios Acadêmicos dos cursos da UFU. Com o apoio dessas entidades, a gestão "Podemos Mais!" do DCE conseguiu construir uma programação que dialoga com o tema para os alunos das três áreas de cursos da UFU – Ciências Biomédicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas e Artes.

A importância do tema, de acordo com Nasser Pena, reside no fato de as universidades públicas viverem um contexto atual de intensa desigualdade social: “nossa intenção é chamar a atenção para essa desigualdade e lutar por bandeiras que garantam o acesso democrático e a permanência do estudante no ensino superior”.

Para todos os públicos

A socialização e a convivência dos estudantes fica garantida com as atrações musicais para todos os gostos, de quarta a sábado, durante a Calourada 2015-1. Músicos da região e convidados de Brasília, Juiz de Fora e Goiânia animam o público com shows para não deixar ninguém descontente: do pagode ao rock e do hip hop ao sertanejo, passando por um dia dedicado ao Baião, gênero popular da cultura nordestina brasileira.

Musicalmente, a semana começa na quarta-feira, 13, quando integrantes do projeto “Rima na Praça” invadem o Jambolão e trazem convidados para uma Batalha de MC's entre 19h e 22h. O projeto “Rima na Praça” nasceu no bairro Luizote em Uberlândia e, desde 2014, convida o público a ocupar culturalmente as praças do município com batalhas de hip hop.

A quinta-feira, 14, é “PagoNeja” e o palco montado no estacionamento da Reitoria no campus Santa Mônica recebe a dupla sertaneja “Carvalho e Mariano” e o grupo de pagode “Sambaê”, a partir das 22h45.

No Centro de Convivência do campus Santa Mônica, a sexta-feira, 15, é um dia de homenagem à cultura do Nordeste do Brasil, representada pelo Baião, tradicional ritmo nordestino. Nesse dia, as bandas “Chinelo de Couro” e “Baião Mexido” não vão deixar faltar arrasta-pé nesse salão das 22h45 à 00h.

A alegria começa cedo, no sábado, às 14h, com o afamado Desafio de Baterias das Atléticas dos cursos da UFU no estacionamento da Reitoria no campus Santa Mônica. A partir das 18h, no palco, o “Festival Musical” encerra o evento e conta com apresentações de “ETX”, “The Yakekans”, “A Bandeja Amarela”, “Diego Mendes”, “Sugar Hill”, “Marcos Treseme” e os nacionalmente conhecidos no cenário do funk e representantes da pauta LGBT, “MC Xuxú” e “Sapabonde”.

Serviço

A Calourada 2015-1 acontece nos dias 11 a 17 de maio com atividades pela manhã, tarde e noite distribuídas entre os campi Santa Mônica e Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. A programação completa do evento, que conta com atividades acadêmicas e culturais, pode ser acessada na página da Calourada no Facebook.

Mais informações podem ser obtidas com o Diretório Central dos Estudantes, por meio dos telefones (34) 3239-4363 e 9813-2475.

Assista ao teaser de lançamento do evento.

A11y