Pular para o conteúdo principal
NOTA MÁXIMA

Graduação em Administração Pública a distância se destaca em cenário nacional

Curso foi reconhecido pelo MEC com conceito 5

Publicado em 05/05/2015 às 17:54 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Professora Cristiane Betanho é coordenadora do curso

Eles chegaram ao ápice. A qualidade de um curso de graduação a distância não se mede apenas em números que saltam de planilhas repletas de siglas. O envolvimento de alunos, professores, técnicos e o apoio de áreas específicas da universidade tornaram possível uma nota 5 (nota máxima) para a graduação em Administração Pública, vinculado à Faculdade de Gestão de Negócios (Fagen) da UFU, no processo de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação. Até o momento, apenas o curso da Universidade Federal do Mato Grosso conseguiu avaliação similar.

Com início das atividades na UFU em abril de 2011, o curso conta atualmente com duas turmas e 450 alunos matriculados, que estão espalhados nos polos da Universidade Aberta do Brasil em Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araxá, Votuporanga (SP), Igarapava (SP), Carneirinhos (SP) - e, em breve, com a oferta da terceira turma, também no polo de Coromandel.

Segundo a coordenadora do curso, professora Cristiane Betanho, “um processo de avaliação nada mais é que a produção de evidências que comprovem o andamento das práticas no curso”. A professora ressalta: “isso foi algo que antecipamos em um ano, o que nos permitiu ganhar tempo para preparar tudo o que fora necessário na avaliação”. De currículos a materiais produzidos por professores e tutores, tudo foi minuciosamente analisado pela comissão avaliadora, que também experimentou uma das ferramentas utilizadas pelo curso para se comunicar com alunos em vários polos por meio de uma webconferência.

A coordenadora enfatizou o “trabalho coletivo”, que foi “determinante” para o êxito na avaliação. Segundo Betanho, “da coordenação de tutoria, bolsistas que fazem a ponte entre professores, tutores que atuam na mediação com os alunos, todo o trabalho coletivo foi muito elogiado”. Betanho também pontua o apoio do Centro de Educação a Distância (CEaD) na formação de tutores, professores e no apoio técnico, além da Divisão de Apoio a Projetos Pedagógicos (Diped) e claro, da Fagen, que conta com três cursos nota 5, Administração, Gestão da Informação e Administração Pública EaD, “as três instâncias foram cruciais para a produção de evidências”, conclui.

A professora Maria Teresa Menezes Freitas, diretora do CEaD, também ressalta o “compromisso daqueles que atuam na EaD UFU com a qualidade dos cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento”. Segundo a diretora, o curso de Administração Pública mobiliza 10 unidades acadêmicas e envolve professores que têm adquirido ao longo do tempo ampla experiência em EaD. A “nota 5 representa bem os esforços envidados para a oferta com qualidade, algo que é sempre objetivo do CEaD”, enfatiza.

A terceira turma deve começar as atividades no início de 2016, a depender de trâmites internos da universidade e liberação de verbas pela Capes. Num momento histórico em que o “administrar a coisa pública” tem deixado cada vez mais lacunas, nada melhor que um curso de Administração Pública nota 5 ofertado em vários polos e com a qualidade UFU para preparar futuros profissionais que sejam referência no mercado.

Palavras-chave: CEaD Fagen administração

A11y