Publicado em 21/05/2015 às 17:20 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Alunos aprenderam a reconhecer o mosquito e os sintomas da doença (Foto: Ppipa)
Foi realizada, na manhã da última sexta-feira (15/05), no Instituto Teresa Valsê, uma aula expositiva sobre o combate à dengue, parte de um projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (Ppipa) do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim) da UFU. A aula foi ministrada pela professora Fernanda Maria Santiago, do Icbim, para alunos primeiro ano do ensino fundamental, com de seis anos de idade, e teve como objetivo conscientizar as crianças de uma maneira dinâmica e dialogada.
Foram confeccionados seis mosquitos em EVA, três fêmeas e três machos, que auxiliaram na explicação sobre a transmissão da doença. Na aula, foi explicada aos alunos a origem do mosquito e a diferença da nomenclatura da doença e de seu transmissor. Também foi esclarecido que o mosquito só é infectado quando pica um indivíduo que está contaminado com o vírus. Por meio de figuras, foram expostas as fases de desenvolvimento do Aedes aegypti e, por fim, foram explicados os sintomas da dengue e sua semelhança com a gripe, além da forma de combater os focos onde os mosquitos colocam seus ovos.
De acordo com a professora Fernanda Santiago, futuramente, o projeto também será desenvolvido em escolas públicas e contará como uma atividade de extensão para os alunos dos cursos de graduação em Biomedicina, Biotecnologia e Biologia.
Confira mais fotos da atividade na galeria de imagens.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS