Pular para o conteúdo principal
Pós-graduação em Filosofia

Tecnologia a serviço da divulgação científica

Programa de Pós-graduação em Filosofia realiza primeira defesa de dissertação com transmissão via internet

Publicado em 05/05/2015 às 11:38 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Pós-graduação em Filosofia

Defesa do estudante Fábio Júlio Fernandes foi acompanhada online pelo professor José Raimundo Maia Neto, da UFMG

A defesa da dissertação de Fábio Júlio Fernandes vai ficar marcada como a primeira transmitida via internet e com participação não presencial de um membro da banca avaliadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A apresentação do trabalho “Estudo sobre o descobrimento do cogito em Descartes” pôde ser visualizada via internet, em tempo real, e acompanhada pelo professor José Raimundo Maia Neto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e membro da banca avaliadora.

O estudante Fábio Júlio Fernandes cita que a tecnologia contribuiu para a participação do examinador de sua preferência, independente da localidade, e não o inibiu na apresentação do trabalho. “Já tive outras experiências semelhantes, em teleconferências. É prático útil e funciona”, resume.

O professor José Neto cita que, embora de forma esporádica, já participou de atividades similares na UFMG, seja na defesa de dissertação de mestrado ou na realização de concursos internos. Sobre a experiência na UFU, o docente enfatiza a possibilidade de participar da atividade sem ter que se locomover até outra cidade. “Pude participar da defesa sem ter de me deslocar até Uberlândia, o que tomaria mais tempo e traria os incômodos de uma viagem”, pondera.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFU, Dennys Garcia Xavier, a qualidade da estrutura utilizada e a possibilidade de ampliar a divulgação das atividades realizadas pela universidade incentiva o investimento nesta prática. "Trata-se de instrumento tecnológico confiável e de baixo custo para realizar cursos, palestras, defesas, reuniões científicas: tudo acessível com alguns cliques no mouse. Um recurso que deverá ser amplamente utilizado pelo Programa a partir de agora”, afirma.

Outros programas de pós-graduação da UFU utilizam os recursos tecnológicos para realizar reuniões, encontros e defesas públicas de teses e dissertações. A atividade conta com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) e do Centro de Tecnologia da Informação (CTI).

A11y