Publicado em 11/06/2015 às 11:59 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)
Foto: Pixabay
No dia 12 de junho, o Curso de Especialização de Apoio em Saúde, da Faculdade de Medicina, realizará a Conferência Pública “Gestão e Trabalho em Saúde – Desafios da Cogestão e da Clínica Ampliada”. O evento tem como objetivo fazer uma discussão ampliada sobre os temas gestão e trabalho na área da saúde.
A conferência terá como palestrante o professor Gastão Wagner de Sousa Campos, médico sanitarista do Instituto de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), que abordará alguns dos principais pontos da Reforma Sanitária e do SUS atualmente.
O evento é destinado a docentes, estudantes e técnicos-administrativos da UFU, trabalhadores, gestores e usuários da Saúde Pública de Uberlândia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local do evento, no auditório 8C, campus Umuarama.
A conferência terá início às 14horas com uma mesa de abertura inicial, que contará com autoridades da área da Saúde de Uberlândia. Logo após, será realizada a palestra com o professor Gastão.
O Curso de Especialização de Apoio em Saúde propõe trabalhar conceitos e teorias do campo da Saúde Coletiva, Clínica Ampliada e Compartilhada associando implementações de arranjos e dispositivos para a organização e para a mudança no Modelo de Atenção e de Gestão em Saúde. Possui duas ênfases: Apoio Matricial e Gestão em Saúde/Apoio Institucional. Visa elaborar e desenvolver Projetos de Intervenção que possam fortalecer o trabalho interprofissional e a cogestão, além de buscar a articulação dos serviços de saúde em Redes de Atenção em Saúde. O Curso é coordenado pelo Coletivo de Estudos e Apoio Paideia, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em parceria com os Departamentos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal do Paraná. Realiza turmas em Uberlândia, Campinas e Curitiba. Em Uberlândia, há duas turmas do Curso, com a presença de 40 trabalhadores do Sistema Único de Saúde, de diversas Instituições e Pontos de Atenção da Rede de Saúde, como vários serviços da Secretaria Municipal de Saúde, da FundaSUS e do Hospital de Clínicas da UFU.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS