Pular para o conteúdo principal
TV Universitária

UFU no Plural explica fenômeno da medicalização

Psiquiatra e doutora em psicologia esclarecem efeitos negativos desta tendência

Publicado em 06/07/2015 às 11:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

A próxima edição do programa UFU no Plural explica o fenômeno conhecido como "medicalização" - uma espécie de movimento da sociedade, que busca diagnósticos médicos ou psicológicos para justificar problemas ou dificuldades nas relações.

Por causa disso, as pílulas ganham mais espaço nas residências e, muitas vezes, de forma equivocada as pessoas são taxadas de hiperativas, depresssivas, bipolares, ansiosas etc.

De forma especial, a Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU está preocupada com os efeitos negativos que o fenômeno da medicalização pode gerar no processo ensino-apredizagem.

O psiquiatra e psicogeriatra Dante Galileu Guedes Duarte e a doutora em psicologia escolar Lucianna Ribeiro de Lima são os convidados que colaboram para uma melhor compreensão dos detalhes deste tema.

Apresentado pela jornalista Frinéia Chaves, UFU no Plural é exibido pela TV Universitária (Canal 5 - via cabo, ou Canal 4 - via antena comum), toda quarta-feira, às 22h, com reprises aos sábados, às 14h, e também pela Universitária FM 107,5, na segunda-feira, às 7h, com reprises às 13h30 e 21h30.

A11y