Pular para o conteúdo principal
TV Universitária

Pesquisa sobre canola é tema de 'UFU no Plural'

Grupo de estudos da UFU tem parceria com a Embrapa

Publicado em 25/08/2015 às 09:26 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

A próxima edição do programa UFU no Plural destaca o trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Canola (GEPCA), da Universidade Federal de Uberlandia.

Criado há pouco mais de um ano, com a parceria da Embrapa, o grupo reúne alunos, professores e pesquisadores, para analisar técnicas e possíveis adequações na cultura desta oleaginosa no Cerrado mineiro, para que seja possível, nessa região, a mesma produtividade do Sul do país, onde o plantio é típico.

Flávia Nery, agrônoma, professora do Instituto de Ciências Agrárias da UFU e coordenadora do GEPCA, é a entrevistada que dá mais detalhes sobre este tema.

Ela explica que um diangóstico já foi realizado nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para mapear áreas de plantio e identificar dificuldades que os produtores têm com a cultura.

Também foi implantada na Fazenda Água Limpa, de propriedade da UFU, uma unidade experimental de canola.

Estas ações permitem análises de manejo, produtividade, controles de pragas e outras. "A ideia é que a universidade utilize estas informações para formar profissionais especializados e também ajudar os produtores rurais", disse Flávia Nery.

Apresentado pela jornalista Frinéia Chaves, UFU no Plural é exibido pela TV Universitária (Canal 5 - via cabo, ou Canal 4 - via antena comum), toda quarta-feira, às 22h, com reprises aos sábados, às 14h, e também pela Universitária FM 107,5, na segunda-feira, às 7h, com reprises às 13h30 e 22h30.

A11y