Publicado em 10/09/2015 às 08:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Foto: Pixabay
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) divulgou o edital, de âmbito interno, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica e a Iniciação Científica Voluntária, com vigência no período de março de 2016 a fevereiro de 2017.
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site www.segpropp.dr.ufu.br até o dia 5 de outubro. Após a inscrição, por parte do estudante, serão necessárias as validações online do orientador e, em seguida, do diretor da unidade acadêmica na qual o(a) orientador(a) esteja lotado. Os prazos para estas validações estão especificados no cronograma do edital. A proposta deverá ser rigorosamente analisada, observando toda a documentação, vigência do projeto de pesquisa e do plano de trabalho, evitando indeferimento da inscrição. Portanto, a inscrição só será considerada válida após a validação final.
Para candidatar-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o aluno deve cumprir as seguintes condições: estar matriculado regularmente em curso de graduação da UFU, ter cursado pelo menos o segundo período do curso de graduação, dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, não possuir vínculo empregatício, não receber bolsas, de qualquer natureza de outras agências e/ou instituições nacionais ou estrangeiras, incluindo bolsa de estágio, durante a vigência da bolsa deste Programa, não são considerados neste item auxílios como alimentação, transporte e moradia, não pertencer ao mesmo círculo familiar do orientador, no caso de candidatura à renovação de bolsa, estar em dia com todas as obrigações referidas no edital e no Termo de Concessão da Bolsa, executar o plano de atividades com dedicação de 20 (vinte) horas semanais, sob orientação do pesquisador ou responsável. Já para candidatar-se ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC), o candidato só precisa estar matriculado regularmente em curso de graduação da UFU, dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa e não pertencer ao mesmo círculo familiar do orientador.
O plano de trabalho dos alunos deve ter obrigatoriamente até 10 páginas, com as seguintes informações: título, introdução com justificativas, objetivos, metodologia com cronograma atualizado de execução com detalhamento das atividades a serem desenvolvidas durante o período de vigência deste edital (compreendendo os meses de março de 2016 a fevereiro de 2017) e referências bibliográficas e deve ter aderência ao tema proposto no Projeto de Pesquisa do Orientador, mas deve ser distinto na redação, demonstrando caráter autoral do estudante.
O resultado preliminar será divulgado no dia 4 de dezembro, no site www.propp.ufu.br.
O edital completo pode ser acessado aqui.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS