Publicado em 22/09/2015 às 11:21 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Professora Raquel Varela, da Universidade Nova Lisboa, de Portugal
A professora Raquel Varela, da Universidade Nova Lima, de Portugal, ministrou palestra no II Seminário Internacional do Trabalho e Educação, na manhã desta terça-feira (22).
Raquel destacou que a escola não tem que ser lugar de reprodução de poder e que a degradação da educação também acontece fora das escolas, através do tipo de educação que as crianças recebem dos pais, quando estes deixam os filhos assistindo à televisão até tarde, por exemplo, sem achar que isso pode causar algum prejuízo de aprendizado à criança.
A professora ainda disse que, nos dias de hoje, se colocarmos crianças para ler um texto, 99% vão dizer que não querem ler. Para ela, um dos maiores desafios da educação se apresenta nesse sentido. Ela afirma que é preciso ensinar aos alunos desde cedo que não são só os bens materiais, que se compram e se vendem, têm valor, mas principalmente as relações afetivas e oconhecimento.
Durante a palestra, outras questões, como os baixos salários dos professores no Brasil e a importância da educação nos primeiros anos, foram destacadas pela professora.
O seminário vai até quinta-feira, 24/09, no Bloco 3Q, do campus Santa Mônica. Para conferir a programação e demais informações, basta acessar o site do evento.
Acesse a galeria de imagens aqui.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS