Pular para o conteúdo principal
TV Universitária

UFU no Plural destaca Dicionário Crítico de Gênero

Obra é endossada pela historiadora francesa Michele Perrot

Publicado em 21/09/2015 às 13:16 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

A próxima edição do programa UFU no Plural mostra que a Universidade Federal de Uberlândia foi escolhida como local estratégico, em Minas Gerais, para o lançamento do “Dicionário Crítico de Gênero”.

A obra reúne 148 verbetes em ordem alfabética, de 137 autores, de 10 países como Simone de Beauvoir, Poulain de la Barre, Pierre Bourdieu, Judith Butler, Michel Focault, Bertha Lutz que versam sobre questões de gênero.

Temas como feminicídio, homofobia, LGBT, loucura, menstruação, pecado original, entre outros, são conceituados, oferecendo para o leitor análises aprofundadas, com sugestões de bibliografias acerca do tópico.

Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi, organizadores do dicionário, são os entrevistados para o programa. Eles explicam que entre pesquisa, análise e formatação, foram quatro anos de trabalho.

Para se ter ideia da contribuição desta obra, Michelle Perrot, renomada historiadora francesa, reconhecida no mundo inteiro pelo trabalho com a história das mulheres, endossa o dicionário: “após o silêncio escuro do laboratório vem a síntese em plena luz. Eis aqui, disponível a todos, meio século de reflexão e pesquisa sobre a história das mulheres, as relações entre os sexos, sua diferença, as sexualidades, o gênero”.

Ana Maria Colling é doutora em História e especialista nos estudos de gêneros. Suas publicações têm tratado desta temática. Atualmente, é professora visitante sênior pela Capes na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Losandro Antônio é doutor em História e professor da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História na UFGD. Coordena a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” e o Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (Leghi). É autor e organizador de diversos artigos e livros na temática dos estudos de gênero, história das mulheres, migrações femininas e história oral.

O “Dicionário Crítico de Gênero” da Editora UFGD foi lançado na UFU, na semana passada, durante o III Seminário de História e Cultura: “Gênero e Historiografia”.

Em novembro, a obra será um dos destaques da Feira do Livro, em Porto Alegre (RS).

Apresentado pela jornalista Frinéia Chaves, UFU no Plural é exibido pela TV Universitária (canal 5 via cabo ou canal 4 via antena comum), toda quarta-feira, às 22h, com reprises aos sábados, às 14h, e também pela rádio Universitária FM 107,5, na segunda-feira, às 7h, com reprises às 13h30 e 21h30.

A11y