Pular para o conteúdo principal
CULTURA

Circuito Universitário Cultural realiza cursos até o fim do semestre

Atividades acontecem em todos os campi da UFU

Publicado em 15/10/2015 às 10:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Entre outubro e dezembro, acontecerão cursos, minicursos, palestras e workshops no projeto “Cursos de Extensão, Cultura e Artes”. Esse é um dos projetos do programa “Circuito Universitário Cultural: Por mais culturas nos campi da UFU”, que está levando ações multiculturais para todos os campi da UFU até o fim de 2016. Para a realização dessas ações estão envolvidos os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design; Música e Artes Visuais; Ciências Sociais e o Museu Universitário de Arte.

O Circuito Universitário Cultural é um programa que suscita a articulação entre o fazer artístico contemporâneo em suas mais diferentes linguagens e a sociedade. Aprovado no Proext 2015 (Programa de Extensão Universitária) do Ministério da Educação, o CUC, promovido pela Diretoria de Cultura (Dicult) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da UFU, é um circuito de artes e culturas integrado que teve seu início no segundo semestre de 2015.

Confira abaixo a programação e informações sobre cada ação:

Representações do Negro na Arte Brasileira: História de uma guerra de imagens

Renato Palumbo é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História da Arte e da Cultura e graduado em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual de Compinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, pesquisando a história do ensino do desenho no Brasil e a sobrevivência dos gêneros artísticos no Brasil e na América Latina.

Ele dará nas três cidades que possuem campi avançados a palestra “Representações do Negro na Arte Brasileira: História de uma guerra de imagens”. A palestra em questão abordará os modos pelos quais as populações negras do Brasil foram retratadas ao longo da História da Arte no país, discutindo sobre como tais representações visuais conformam diferentes preconceitos, expectativas e demandas, configurando-se assim como um efetivo campo de luta, no qual as imagens nunca são neutras, mas sempre indicativas de uma determinada visão de mundo.

Serviço:

Patos de Minas – Dia 04/12 às 14h no Salão do Júri da Unipam

Monte Carmelo – Dia 17/11 às 19h30 na Câmara Municipal

Ituiutaba – Dia 10/11 às 14h - Anfiteatro 1 da Facip

MUnA

A palestra "MUnA: a construção de um espaço emergente de arte, cultura e educação” apresenta o Museu Universitário de Arte, administrado pelo Curso de Artes Visuais, e lotado no Instituto de Artes (IARTE) da UFU. Com 20 anos de história, MUnA é um laboratório de ensino, de pesquisa e de extensão onde os professores e os alunos da UFU realizam diversos eventos, além de ser um local de encontros e trocas entre artistas, pesquisadores e intelectuais da cidade de Uberlândia. A ideia desta palestra é apresentar o acervo do MUnA, suas ações educativas e eventos culturais, assim como suas metas e objetivos de expansão. Trata-se, portanto, de uma estratégia de popularização do museu, que faz parte das ações de divulgação e de ampliação de seu público alvo.

Serviço:

Patos de Minas – Dia 23/10 às 9h no Salão do Juri (Unipam) Ministrante: Francesco Luigi

Monte Carmelo – Dia 22/10 às 19h30 na Câmara Municipal Ministrante: Jacqueline Batista

Ituiutaba – Dia 28/10 às 19h no Anfiteatro 1 da Facip Ministrante: Jacqueline Batista

PolisPhonica: Jogos Estratégicos para o Conhecimento, a compreensão e a expressão do Território e de suas Territorialidades.

O projeto de exposições PolisPhonica é organizado pelo Núcleo de Linguagem da FAUeD da UFU e busca tornar público as experiências desenvolvidas pelos docentes e alunos em suas pesquisas e em disciplinas dos cursos da faculdade. Através de exposições de trabalhos, mesas redondas e debates, o projeto PólisPhonica tem como questão central discutir as relações entre a arquitetura, a cidade e os demais campos artísticos através de trabalhos realizados em diversos meios e suportes com o objetivo de ampliar e problematizar a reflexão sobre o projeto do espaço urbano.

A proposta desta terceira edição do projeto pretende dar continuidade as mostras realizadas nos anos de 2011 e 2013, mas também pretende realizar ações conjuntamente com o Circuito Universitário Cultural da UFU ampliando as atividades para os campi da UFU nas cidades de Ituiutaba e Patos de Minas.

Serviço:

Patos de Minas – Dia 15/10 às 8h na sala do Curso de Arquitetura da UNIPAM

Ituiutaba – Dia 16/10 às 8h no Anfiteatro 1 da Facip

Depois da ação da PolisPhonica, haverá uma leitura da exposição e apresentação dos resultados dos workshops desenvolvidos nos campi de Patos de Minas e Ituiutaba, à ser apresentado na cidade de Uberlândia.

Uberlândia – Dia 17/10 Às 10h - Leitura da exposição e apresentação dos resultados dos workshops desenvolvidos nos campi de Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba. Local: Galeria de Arte do Mercado Municipal de Uberlândia

Uberlândia – Dia 26/10 Workshop Arte Urbana: da transgressão ao "jabá” com Dante Velloni 9h às 12h – Apresentação e Desenvolvimento dos trabalhos 14hs às 18hs – Desenvolvimento dos trabalhos e avaliação dos resultados. Local: Galeria de Arte do Mercado Municipal de Uberlândia

Cultura Brasileira

Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Ferreira de Souza é professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais (Incis) da UFU. Tem experiência na área de Sociologia atuando principalmente nas temáticas de gênero, sociologia dos usos do tempo e pensamento social no Brasil.

Ele ministrará o minicurso “Cultura Brasileira”, que versa sobre a dinâmica cultural brasileira e suas variantes interpretativas nas Ciências Sociais, em diálogo com outros campos de conhecimento como a História e a Literatura. Busca-se o estímulo ao conhecimento e à reflexão crítica, apresentando a importância do viés cultural para a formação da identidade nacional e para a dinâmica da sociedade. Dentre os objetivos específicos procura-se refletir sobre a construção do imaginário cultural brasileiro, discutir as transformações ocorridas na sociedade brasileira do ponto de vista da perspectiva da cultura, abordar as relações entre cultura e identidade nacional e debater sobre temas e objetos relativos à cultura brasileira contemporânea.

Na cidade de Ituiutaba, o minicurso terá uma carga horária maior, serão quatro datas. Em Patos de Minas e Monte Carmelo, o professor dará uma palestra sobre o tema.

Serviço:

Patos de Minas – Dia 08/12 às 14h no Salão do Júri da Unipam

Monte Carmelo – Dia 21/11 às 8h no Anfiteatro Ser

Ituiutaba – Dias 09/11, 24/11, 30/11 e 07/12 às 14h no Anfiteatro 1 da Facip

Mundo Técnico

Diego Soares é produtor da artista Pitty e atuou na produção das turnês de Paul McCartney e U2, realizadas no Brasil. Buscando abordar aspectos fundamentais sobre a produção geral de bandas e eventos, Diego vai ministrar o workshop “Mundo Técnico” sobre o universo da função de produtor de bandas e eventos, desde a parte técnica, logística, cuidado com toda equipe e a responsabilidade desta função. Através de sua experiência, ele pretende mostrar esse mercado e a importância desta função para um evento, além de como as pessoas podem se profissionalizar para ser um produtor.

Uberlândia Dia 04/11 às 19h30 no Anfiteatro A do Bloco 5O no Campus Santa Mônica

A11y