Pular para o conteúdo principal
Homenagem

Uberlândia reverencia Edmar Ferretti

Soprano foi ovacionada em espetáculo que apresentou a sua vida e obra

Publicado em 29/10/2015 às 12:52 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Hermom Dourado

Quase oito décadas de vida, mais de três delas dedicadas ao engrandecimento cultural do município de Uberlândia, com atuação destacada na docência da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da qual também rege o coral. Com todas estas credenciais, Edmar Ferretti foi a homenageada do projeto In Cantus na noite dessa quarta-feira, 28/10, em espetáculo que levou um grande público ao Teatro Municipal.

Proposto e concebido pela soprano Danielle Rocha, La Ferretti apresentou ao público depoimentos de amigos, alunos, familiares e daquela que foi considerada como a principal e mais completa intérprete das composições de Camargo Guarnieiri. E isso na opinião do próprio maestro.

Além de Danielle, também brindaram o público com suas belas e afinadas vozes as sopranos Anna Kassia Neves, Sandra Zumpano, Mirlã Morais e Poliana Alves e os tenores Rogério Soares e Flávio Arciole. Ao piano, toda a competência e sensibilidade de Maria Célia Vieira e Thiago de Freitas. O espetáculo contou, ainda, com a participação daquele que é o grande “xodó” de Edmar Ferretti: o Coral da UFU.

Perfeccionista confessa, a homenageada não conseguiu esconder a emoção que estava sentindo. “Esta é a demonstração de um reconhecimento muito sensível e sincero pelo trabalho que eu venho executando há mais de 30 anos na cidade. Acho que a minha voz vai tremer e vou chorar, o que vai me irritar muito porque eu queria realmente que o intelecto e a mente vencessem a minha emoção”, declarou Edmar, momentos antes do início das apresentações. Ainda segundo ela, a sua participação no espetáculo se deu apenas em termos de orientação artística, sem nenhum tipo de interferência ou sequer conhecimento na escolha do repertório.

A11y