Pular para o conteúdo principal
Feelt

CIAEM auxilia em projeto de mini-computador de alunos da UFU

Nova ferramenta pode ter utilização tanto em indústrias quanto na elaboração de TCCs

Publicado em 16/11/2015 às 16:41 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

por Hermom Dourado

Matriculados no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gabriel Carranza e William Gambardella estão entre os alunos com projetos vinculados ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM). Eles são sócios em uma empresa que, ao longo de 8 meses, vem utilizando no desenvolvimento de seus produtos uma poderosa plataforma de um mini-computador cujo objetivo principal é facilitar o controle de qualidade e os processos de verificação de etapas de produção em indústrias.

Ao mesmo tempo em que a nova ferramenta gera automação de processos e ganho de tempo para as plantas industriais, ela também pode ser utilizada no ambiente acadêmico, colaborando, por exemplo, na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. “Dos dias 23 a 27 de novembro, das 19 às 22 horas, vamos ministrar um minicurso com a intenção de popularizar esta nova plataforma entre os graduandos, explicando para eles todas as funcionalidades dela. Quem quiser mais informações pode entrar em contato conosco no DA FEELT, que fica na sala 1E29, no Bloco 1E do campus Santa Mônica”, convida William.

Sobre o CIAEM

Incubadora de empresas de base tecnológica vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC), o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU, denominado “Agência Intelecto”, como um programa permanente da Divisão de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo.

Situado no bloco 5L do campus Santa Mônica, a missão do CIAEM é incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e promover a difusão da cultura empreendedora, especificamente, por intermédio da assessoria na elaboração e no desenvolvimento do plano de negócio das empresas para que elas possam ser competitivas no mercado. A visão é ser um centro de referência em incubação de empreendimentos de base tecnológica no estado de Minas Gerais.

A gestão dos recursos da incubadora é feita pela Fundação de Apoio Universitário - FAU, que é a representante legal e responsável pelos contratos do CIAEM. Para mais informações, acesse o site .

A11y