Pular para o conteúdo principal
PROSSIGA

Inscrições abertas para projetos sobre evasão escolar nos cursos de graduação

Propostas devem apresentar direcionamentos para a permanência dos estudantes até a conclusão dos estudos

Publicado em 16/11/2015 às 09:36 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Docentes e servidores técnico-administrativos podem participar

Aprimorar a política de permanência dos estudantes nos cursos de graduação, conhecer as causas de evasão e investigar quais as principais dificuldades para a conclusão dos estudos. Com este enfoque a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe, até o dia 1º de dezembro, inscrições de projetos de pesquisa que caracterizem este cenário e que apresentem direcionamentos. A iniciativa faz parte do Programa Institucional da Graduação Assistida (PROSSIGA), conduzido pelas pró-reitorias de Extensão (PROEX) e Graduação (PROGRAD).

Clique aqui e confira o edital e o anexo com o modelo de apresentação do projeto.

Para embasar os projetos de pesquisa serão fornecidos dados oficiais referentes à evasão, retenção e perfil socioeconômico dos estudantes. O desafio é compreender as causas que levam estudantes a serem desligados da universidade. Em 2013, entre jubilamentos e abandonos, 1.466 discentes saíram da UFU. No ano seguinte esse número saltou para 2.222.

O orçamento total disponível para o desenvolvimento de projetos é de R$ 30 mil e serão selecionadas até três propostas. Para participar, o coordenador deve ser docente ou técnico-administrativo, possuir título de mestre ou doutor e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. Cada candidato pode submeter uma proposta.

A seleção será feita em três etapas: Enquadramento; Análise de Mérito; e Homologação. As propostas aprovadas serão divulgadas até o dia 31 de dezembro e terão 11 meses para conclusão dos trabalhos.

Conceitos

A retenção é o prolongamento da permanência do estudante na instituição por um tempo maior que o previsto para a conclusão do curso, muitas vezes ocasionada por sucessivas reprovações. Se o estudante não conseguir concluir o curso no tempo hábil ou obtiver Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) inferior a 30 em três semestres ou dois anos ocorre o jubilamento, ou seja, o discente perde o vínculo com a UFU. A evasão é quando o aluno deixa a universidade sem ter concluído seu curso. Para mais informações sobre o tema acesse as Normas Gerais da Graduação.

A11y