Publicado em 13/11/2015 às 11:47 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Hermom Dourado
A próxima quinta-feira, 19/11, marca o “Dia D de Combate à Dengue”. Em Uberlândia, a data será marcada por uma grande mobilização no Bairro São Jorge, com a participação de alunos de seis escolas daquela região e concentração na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) - Rua Ângelo da Cunha, 269 - a partir das 8h. De acordo com o professor Samuel do Carmo Lima, o novo trabalho de conscientização contra a doença que vem sendo empreendido pela Prefeitura Municipal tem como base uma pesquisa de Flávia de Oliveira Santos, que é orientada por ele no curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Um dos princípios básicos do trabalho acadêmico é a formação de redes territoriais locais em prol de um objetivo em comum – no caso, a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos convocando as escolas, igrejas, ONGs, associações para formarem estas redes locais. A ideia é contar com a ajuda destes multiplicadores para difundir a importância de cada cidadão fazer a sua parte, cuidando da higiene do lugar onde vive, estuda ou trabalha”, revela o professor.
Ainda de acordo com Samuel Carmo, o ato do dia 19 no São Jorge contará com a presença do prefeito Gilmar Machado, que assinará um Termo de Cooperação com as secretarias de Educação e Saúde para expandir o desenvolvimento do projeto para outras regiões do município. “A formação destas redes territoriais locais também se dará a partir de cursos que serão ministrados para agentes de endemias, zoonoses e comunitários de saúde, bem como para pais e professores”, informa, acrescentando que a concepção teórica da tese de doutorado de Flávia Santos tem como foco a dengue, mas também pode ser utilizada como política pública de combate a outras doenças.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS