Pular para o conteúdo principal
Artes

Produção artística latino-americana no roteiro cultural de Uberlândia

7º Festival Ruínas Circulares está recheado de apresentações teatrais, exibições de filmes e palestras; atividades acontecem até domingo, 29/11

Publicado em 25/11/2015 às 10:03 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Palestras e oficinas fazem parte da programação

Refletir sobre a produção artística nacional e internacional, propiciar a interação com o público e contribuir para a formação de profissionais da arte da interpretação, estes são alguns dos objetivos do 7º Festival Latino Americano Ruínas Circulares que acontece em Uberlândia de 18 a 29 de novembro. Os espetáculos serão apresentados em vários espaços da cidade, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), palcos dos grupos teatrais locais e praças.

Com o tema “Desafios da cena contemporânea”, a edição deste ano do Festival é dedicada ao ator Grande Otelo, uma homenagem em referência ao centenário de seu nascimento. Para marcar essa homeangem a programação prevê a Mostra de Cinema sobre a Era das Chanchadas, no dia 28.

Confira a programação completa do Festival

programa_ruinas2015

A valorização da produção local também é marca do Festival Ruínas Circulares. Dois espetáculos vencedores do Festival de Cenas Curtas de Uberlândia estão incluídos na programação oficial. “Rainha Desordem e Epop[é]ia da Mentira” do grupo Carne Mamífera e “Liquidados” da Cia Liquida serão apresentados nos dias 25 e 27 de novembro, respectivamente. “Temos uma dupla finalidade: estimular a criação no teatro e dar visibilidade às obras teatrais locais”, explica Yaska Antunes, que assina a curadoria e a direção geral do evento.

O Festival é uma realização da produtora uberlandense Balaio do Cerrado e conta ainda com a co-realização da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (DICULT/UFU) e patrocínio da Petrobrás S.A.

A11y