Pular para o conteúdo principal
Pós-Graduação

Aprovado doutorado em Ciências Contábeis da UFU, o primeiro de Minas Gerais

Aprovação aconteceu na última quarta-feira, 16/12

Publicado em 18/12/2015 às 15:20 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFU teve na última quarta-feira, 16/12, o doutorado em Ciências Contábeis aprovado pela Capes. Com a aprovação, o doutorado é o primeiro da área no estado de Minas Gerais. A proposta para a aprovação da referente pós-graduação foi enviada, primeiramente, para o Conselho da Universidade (Consun/UFU) e para o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU), em seguida, para a Capes.

Segundo Patrícia de Souza Costa, coordenadora do PPGCC, a elaboração da proposta foi ousada e pioneira, já que o processo normal seria aguardar a primeira avaliação do mestrado, que aconteceria em 2017, para depois iniciar o doutorado. "A Capes deu um voto de confiança ao programa concedendo o doutorado agora, por entender que os professores do PPGCC possuem maturidade suficiente para conduzir o doutorado", afirma.

Patrícia comenta ainda que, no país, existem ao todo treze doutorados na área de Ciências Contábeis. Dentro desse número, a região sudeste cinco cursos de doutorado, mas o da UFU é o primeiro do estado de Minas Gerais. "Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, existem 317.013 contadores no país, sendo que apenas 2.693 são mestres e 251 são doutores. Então, existe uma demanda muito grande por cursos de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis no país. Assim, o nosso curso de Doutorado era muito aguardado na região", relata.

Como funciona

O edital para o processo seletivo será divulgado na segunda quinzena de janeiro no site no PPGCC. O doutorado vai oferecer oito vagas anuais em duas linhas de pesquisas: Contabilidade Financeira e Controladoria. O objetivo do doutorado é formar docentes e pesquisadores qualificados para atuar na área contábil.

A linha de Contabilidade Financeira contempla estudos e pesquisas relacionados à conceituação, identificação, mensuração e evidenciação de informação gerada pela entidade, além dos estudos teóricos e empíricos voltados para o mercado de capital, financeiro, tributário e de crédito. Na área de Controladoria, o foco da pesquisa está nos instrumentos de gestão necessários para dar suporte ao processo de planejamento e controle das organizações, além da análise do desempenho econômico dos negócios.

A11y