Publicado em 04/12/2015 às 11:52 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Bichinhos de pelúcia vão fazer a alegria dos filhos de Andreia (à esquerda) neste Natal (foto: arquivo pessoal)
Um lanche e a entrega de roupas, brinquedos e alimentos arrecadados graças a uma campanha realizada nas redes sociais foram as atividades do último encontro promovido pelo “EJA em espaços não escolares” neste ano, realizado nesta quinta-feira, 03/12, no campus Santa Mônica. O projeto atualmente está sob a coordenação da professora Sônia Maria dos Santos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), e conta com a participação de três acadêmicos e uma mestranda de Pedagogia, que realizam um trabalho junto a pacientes em tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Uberlândia.
Um dos membros desta equipe, Euclides Cabral comenta que os momentos passados ao lado dos 12 alunos do projeto foram de grande aprendizado para os próprios professores. “São pessoas que usam medicamentos controlados, outras que sofrem com a violência doméstica, outras com problemas como estresse e depressão. Cada uma tem o seu drama, mas todas encaram a vida com uma simplicidade tocante. Acabamos criando um grande vínculo com a turma e já estamos ansiosos pela volta do projeto, no final de fevereiro.”
Histórico
O “EJA em espaços não escolares” teve início na Faced em 2006 e em 2011 passou a ser vinculado ao PET Conexões Educomunicação, surgido de uma junção do Programa de Educação Tutorial (PET) com o Programa Conexões de Saberes (PCS), pelo Ministério da Educação, em 2010. Veja no YOUTUBE um vídeo com imagens do projeto e depoimentos dos pacientes.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS