Pular para o conteúdo principal
Teatro

O que te impede de ter leveza na alma?

Espetáculo do Grupo EmQueda, da Unicamp, será apresentado na próxima quarta-feira, 16/12, na UFU

Publicado em 14/12/2015 às 07:43 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Espetáculo será apresentado na Sala de Encenação, no Bloco 3M do Campus Santa Mônica; entrada franca

Sentir-se leve. Algo acontece quando nos libertamos de tudo que nos agarra, até mesmo da gravidade, e nos entregamos à etérea sensação de leveza. A ascensão começa dentro, no centro, e vai subindo até flutuar. Mas antes de atingi-la é preciso chegar ao fundo, ir até o limite, o quanto aguentamos carregar pesos, o quanto aguentamos as pressões e até mesmo o que está escorado nas costas e não se percebe. Assim, o grupo EmQueda, da Universidade de Campinas (Unicamp), promove um questionamento que intitula o nome do espetáculo “O que te impede de ter leveza na alma?”. A peça teatral será apresentada na UFU na próxima quarta-feira, 16/10, a partir das 19 horas, na Sala de Encenação do Bloco 3M.

O espetáculo de dança contemporânea do Grupo EmQueda discute, através do peso, as pressões sociais e psicológicas que inibem o homem de sentir a leveza em seu cotidiano. As interferências da mídia, as imposições da moral, a agilidade existente na rotina que tira o tempo ritualístico do homem para refletir sobre si e sobre a vida, a padronização do corpo, o consumo compulsivo e os bens materiais em excesso são motivadores do processo coletivo que busca promover um questionamento sobre o que é essencial para que o homem viva de forma plena, experienciando o mundo e estabelecendo relações.

Em parceria com o curso de Dança, o Centro Acadêmico Klauss Vianna, o Curso de Teatro e o Diretório Acadêmico Grande Otelo, a Diretoria de Cultura da UFU apresenta o espetáculo como parte da programação do Festival Universitário de Teatro e Dança Nau de Dionísio, um dos projetos do programa Circuito Universitário Cultural, um circuito de artes e culturas integrado que executa atividades multiculturais em todos os campi da UFU até o fim de 2016.

A11y