Publicado em 29/02/2016 às 16:29 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Primeira reunião do ano aconteceu nesta sexta (Foto: Diélen Borges)
O Conselho Universitário (Consun) da UFU se reuniu na tarde de sexta-feira (26/02), na Reitoria, pela primeira vez neste ano. O ponto de pauta mais discutido pelos conselheiros foi a proposta de criação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), mas a votação ficou para a próxima reunião.
A relatora do Processo nº 01/2015, professora Paula Godoi Arbex, apresentou parecer favorável à criação da Proae. “A política de assistência estudantil é indissociável do processo de garantia de direito à educação”, declarou a relatora, citando ainda pesquisas feitas em outras instituições e documentos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) em favor de políticas de permanência dos alunos da educação superior.
O presidente do Consun na ocasião, o vice-reitor Eduardo Nunes Guimarães, abriu o tema para discussão entre os conselheiros. Os que são contrários à criação da Proae ou estão indecisos manifestaram preocupação com a destinação de recursos financeiros, infraestrutura e profissionais para atuarem em mais uma pró-reitoria.
Os conselheiros favoráveis à criação da nova pró-reitoria argumentaram que é uma decisão política da universidade, que aumentaria a relevância dada à assistência estudantil na UFU, no momento em que as instituições passam por mudanças no perfil dos alunos de graduação. O processo seletivo para ingresso na UFU também é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas, com renda familiar mensal até um salário mínimo e meio e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Hoje, o setor responsável pela assistência estudantil da UFU é a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dires), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex). A Dires recebe recursos financeiros do Pnaes, que são exclusivos para assistência estudantil. Segundo o diretor de Assuntos Estudantis, professor Leonardo Barbosa e Silva, a verba prevista para este ano é de R$ 22 milhões, que representam aproximadamente um quinto do orçamento total da UFU.
O debate sobre a proposta de criação da Proae se estendeu até às 18h, mas, ao final, não houve votação por falta de quórum. A próxima reunião do Consun está marcada para 18 de março.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS