Publicado em 07/03/2016 às 14:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Durante a última reunião do Conselho Diretor (Condir) da UFU, que aconteceu na tarde da última sexta-feira, 4 de março, houve, como primeiro ponto de pauta, a discussão do relato sobre implantação da jornada de trabalho de trinta horas semanais para servidores técnicos administrativos em educação na universidade. A proposta de nova jornada de trabalho é embasada no que está disposto no decreto nº 1.590, de 10/8/1995, com redação dada pelo decreto nº 4.839, de 9/9/2003.
Com a presença de servidores técnicos administrativos da universidade, do Hospital das Clínicas de Uberlândia (HCU) e do sindicato da categoria, Sindicato dos Trabalhadores Técnico - Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), foi discutido, por todos os presentes na reunião, a questão facultativa da lei em que o relato se baseia. Foi também apresentado, pelo representante do Sintet, um documento com sugestões de alterações do parecer e da regulamentação da jornada, acordado durante reunião organizada na última paralisação dos servidores ocorrida no dia 24 de fevereiro.
De acordo com o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, “esse conselho não está implantando 30 horas, e nós não temos competência, no âmbito da UFU de alterar o regime de trabalho de 40 horas. O que nós podemos, à luz do decreto, é promover a melhoria das condições do atendimento ao público e extensão de sua forma de atenção. A proposta aqui é fazer com que as 40 horas possam, em situações excepcionais, serem cumpridas em 30, essa é a flexibilização”.
Foram realizadas modificações no documento durante toda a reunião. A discussão, os ajustes e as alterações na proposta de implementação do regime de 30 horas continuarão na próxima reunião, que está agendada para 8 de abril, às 14h.
Acompanhe:
Conselho Diretor analisa implantação de jornada de 30 horas para servidores da UFU
Palavras-chave: 30 horas UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS