Publicado em 29/03/2016 às 13:08 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Foto: Milton Santos
Foram necessários quatro anos de muito trabalho, enfrentando dificuldades principalmente com as três empresas contratadas ao longo deste período para executar a obra. Obstáculos superados, na manhã desta terça-feira, 29/03, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entregou oficialmente à comunidade universitária o Centro Esportivo Universitário (CEU) do Campus Santa Mônica.
Localizado no Bloco 5B, em frente ao Centro de Convivência, o complexo demandou um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões e possui estrutura composta por academia de ginástica, quadra poliesportiva e campo de futebol society com grama sintética, além de quatro vestiários. O espaço será gerido pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), podendo ser utilizado tanto pelos alunos quanto pelos servidores da UFU.
Nos discursos que antecederam o descerramento da placa de inauguração, membros da equipe gestora da universidade destacaram a importância desta nova estrutura para a prática esportiva. "É um equipamento coletivo que representa um avanço significativo no sentido da humanização do ambiente do campus, um novo espaço de convivência que chega para agregar muito no dia a dia de todos os que estudam ou trabalham aqui no Santa Mônica", sintetizou o diretor de Infraestrutura, Antônio Carlos dos Santos. "Temos casos de muitos estudantes que só não abandonaram os seus cursos por causa das atividades esportivas que praticam aqui na UFU. Então, o esporte também tem este papel social e contribui para a diminuição da evasão escolar", testemunhou o diretor de Assuntos Estudantis, Leonardo Barbosa e Silva. "É uma demanda antiga da comunidade universitária e que vai servir para abrigar também eventos culturais. Os outros campi estão 'com ciúmes' do Santa Mônica e também estão reivindicando um espaço como este", contou o prefeito universitário, Reges Eduardo Franco Teodoro.
Aproveitando a deixa da fala do prefeito, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Dalva Maria de Oliveira Silva frisou que a construção de um CEU em todos os demais campi está entre as metas da UFU. "Pode demorar para a universidade conseguir isso, mas está no planejamento institucional e ela vai chegar lá", ressaltou. Já o vice-reitor, Eduardo Nunes Guimarães observou que o complexo está sendo entregue exatamente no momento em que o Brasil está prestes a receber, pela primeira vez, uma edição das Olimpíadas: "É um dia muito especial para todos nós e estamos confiantes que também poderemos ter este ano a maior Olimpíada Universitária da história da UFU".
Finalizando os pronunciamentos, o reitor Elmiro Santos Resende destacou que o CEU é uma obra que também reflete a preocupação com a formação de cidadãos: "O esporte, assim como as artes, são ferramentas importantes para o crescimento pessoal. Construir um complexo como este que estamos inaugurando hoje não é fácil, mas são esforços que valem muito a pena. Por isso, reitero as palavras da professora da Dalva e o compromisso da UFU de dotar todos os seus campi de espaços assim."
Abrilhantando o evento, houve apresentações especiais das equipes de cheerleaders Arlekings, do curso de Artes, e Sexylions, de Engenharia. Campeões do torneio de charangas de 2015, os alunos de Engenharia comandaram o show que antecedeu o amistoso de futebol society entre o time da Atlética Monetária e o da Bioengenharia - respectivamente, campeões das últimas edições da Olimpíada Universitária e do Campeonato Interno de Futebol Society dos Servidores da UFU. Melhor para os estudantes, que golearam por 8 a 2. Com dois gols cada, Natal Junior, João Paulo e Mateus Leão foram os artilheiros da partida.
Confira aqui uma galeria com imagens da inauguração do Centro Esportivo Universitário
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS