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Pesquisa

Propp publica editais de Iniciação Científica e Tecnológica

Inscrições começam nesta terça-feira, 15/03

Publicado em 15/03/2016 às 11:26 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou nesta terça-feira, 15/03, três editais de iniciação científica e tecnológica. O período de vigência dos editais vai de agosto de 2016 a julho de 2017. Seguem informações referentes a cada edital:

Edital 1– Inscrição de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/UFU) e para Iniciação Científica Voluntária (Pivic)

As inscrições começam nesta terça-feira, 15/03, e vão até 14/04 e serão feitas pelo site www.segpropp.dr.ufu.br. Após a efetivação da inscrição, ocorrerá um período de validação on-line feita pelo orientador (de 15/03 a 18/04) e pelo diretor da unidade acadêmica da qual o orientador faz parte (de 15/03 a 20/04). Os estudantes que se cadastrarem no Pibic devem estar matriculados em um curso de graduação da UFU, ter dedicação nas atividades acadêmicas, não ter vínculos empregatícios, não pertencer ao mesmo círculo familiar do orientador e executar um plano de atividades de 20 horas semanais. Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 400,00.

Para os alunos que forem se cadastrar no Pivic, os requisitos são: estar matriculado em um curso de graduação da UFU, não pertencer ao mesmo círculo familiar que o orientador e ter comprometimento com as atividades acadêmicas. Já o orientador deve ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo - ambos com título mínimo de doutor - e ser pesquisador cadastrado no grupo de pesquisa da CNPq.

A lista de documentos necessários para inscrição e outras informações estão disponíveis no edital.

Edital 2 – Inscrição de pesquisadores candidatos a orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq/UFU)

Os candidatos a orientador do Pibic-EM devem ser docentes efetivos ou técnicos da UFU, comprometer-se a acompanhar os alunos em eventos em que os projetos de pesquisa foram apresentados, entregar até dois projetos de pesquisa e planos de trabalhos para os alunos e não estar licenciado ou afastado. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos de Ensino Médio o contato e aprofundamento em atividades de pesquisa, além de estimular o contato dos pesquisadores da UFU com os estudantes do Ensino Médio.

As inscrições serão feitas no site www.segpropp.dr.ufu.br, de 15/03 a 30/04. Para ver a lista de documentos exigidos para inscrição e outras informações, acesse o edital.

Edital 3 – Inscrição e seleção de candidatos a Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e a participação voluntária no Programa Institucional de Apoio a Iniciação Científica e Tecnológica (Piaict)

As inscrições serão feitas no site www.segpropp.dr.ufu.br, a partir desta terça-feira, 15/03, a 14/04. Neste caso, também é necessária a validação on-line do orientador, de 15/03 a 18/04, e do diretor da unidade acadêmica da qual o orientador faz parte, de 15/03 a 20/04.

Os alunos do Pibiti devem estar matriculados em um curso de graduação da UFU, dedicar-se as atividades acadêmicas, não ter vínculo empregatício e não receber bolsas de outras agências nacionais ou estrangeiras e ter disponível 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. Atualmente, a bolsa que o estudante recebe é de R$400,00. Os alunos do Piaict devem estar matriculados em um curso de graduação da UFU, dedicar-se as atividades de pesquisa e não pertencer ao mesmo circulo familiar do orientador.

O Pibiti e o Piaict têm os objetivos de incentivar a participação de estudantes da graduação no desenvolvimento tecnológico e na inovação, desenvolvimento de projetos direcionados ao depósito de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e aumentar a qualidade e quantidade de estudantes que ingressarem em empresas no país.

Para conferir os documentos necessários para a realização da inscrição e outras informações, acesse o edital.

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