Pular para o conteúdo principal
Tecnologia da Informação

UFU inicia segunda fase de recadastramento de e-mails

Mais de 30 mil contas de alunos e servidores devem ser registradas

Publicado em 09/03/2016 às 17:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Começa na próxima segunda-feira (14/03), a partir das 12h, a segunda fase de recadastramento de e-mails institucionais da UFU. Dessa vez serão recadastrados aqueles com final formado por três partes, por exemplo, @umuarama.ufu.br. A primeira fase teve início em maio do ano passado, quando foram registrados aproximadamente 1.500 endereços com final @ufu.br.

A ação se deve ao ingresso da UFU na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e permite o compartilhamento de serviços baseado em uma identidade. O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI/UFU) definiu que a identidade da UFU será o e-mail institucional na forma individuo@ufu.br.

Servidores ativos, aposentados e estudantes deverão acessar a aplicação, que estará disponível na página inicial da UFU, para fazer a atualização. A partir disso, todos os e-mails institucionais passarão terminar em @ufu.br e a servir a dois propósitos: envio e recebimento de mensagens eletrônicas, como antes, e funcionamento como Identidade Institucional para acesso aos serviços da CAFe e da UFU, como a rede wireless.

Ao recadastrar seu e-mail, o usuário não perderá mensagens enviadas ao antigo endereço, pois o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) desenvolveu uma sistemática que permite redirecionar uma mensagem, endereçada ao antigo endereço, para o novo. “A primeira fase nos permitiu depurar o sistema de recadastramento. Foram detectadas diversas melhorias necessárias no sistema e, neste momento, o CTI está pronto para o recadastramento dos demais e-mails da UFU, algo em torno de mais de 30 mil contas”, afirma o diretor do CTI, professor Pedro Frosi Rosa.

Quando um pedido de autenticação, como individuo@ufu.br, é recebido pela CAFe, para validar o acesso deste indivíduo a um dado serviço, entende-se que esse indivíduo está vinculado à UFU, que é responsável pelo provedor de identidade ufu.br. Então, uma solicitação é encaminhada à UFU para que seja validada a identidade fornecida e, em caso positivo, o acesso é liberado.

Frosi explica ainda que, além de indivíduos com e-mails em diversos formatos, outro problema que existe na UFU hoje é que o cadastro atual não garante que um determinado e-mail pertença efetivamente a um indivíduo da comunidade UFU (servidores, estudantes e aposentados) devidamente cadastrado na base de dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

A atualização cadastral ainda permitirá informar local de trabalho (localidade, bloco e sala); número de telefone para contato na UFU, incluindo o DDD e, quando houver, o ramal; telefone residencial e telefone celular. Se houver problema na validação do SIAPE ou do CPF, não será possível prosseguir com a atualização cadastral. Nesse caso, o usuário deve entrar em contado com a Central de Serviços do CTI, na página www.cti.ufu.br, informando o problema para que ele seja solucionado.

O recadastramento será feito exclusivamente por uma aplicação disponível no site da UFU. Em hipótese alguma será enviado pedido de recadastramento por e-mail. O CTI alerta que e-mails enviados à comunidade da UFU pedindo confirmação de informações cadastrais, ou recadastramentos, têm sido uma forma comum de ataque virtual.

Como o convênio assinado pela UFU e a RNP exige que apenas uma identidade institucional seja fornecida a cada indivíduo e que ele passe a ser responsável pela guarda intransferível dessa identidade, durante o recadastramento, o usuário será conduzido a um Termo de Responsabilidade e Compromisso. Se o recadastramento for realizado com êxito, então, uma mensagem de confirmação é enviada para o endereço de e-mail especificado.

Os momentos de recadastramento de cada órgão/campus/unidade podem ser verificados no endereço www.idufu.ufu.br. Nesse endereço, também estão disponíveis mais informações relacionadas ao recadastramento. A UFU garante que as informações prestadas pelo usuário serão usadas apenas para os fins previstos na realização profissional existente entre a universidade e o indivíduo nos termos da legislação aplicável.

Na manhã do dia 14/03, haverá uma parada no servidor de e-mails devido ao processo de migração para o novo serviço. “Estamos cientes de que os transtornos gerados nesse processo são mínimos quando comparados aos benefícios futuros, que vão muito além do acesso aos Portais de Periódicos da CAPES, passando por mais segurança e diminuição significativa de Spams, entre outros. Por isso, desde já, agradecemos a compreensão de todos”, declara Frosi.

Para mais informações, acesse:

Centro de Tecnologia da Informação (CTI/UFU)

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

A11y