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Ensino superior

Professora da Faculdade de Educação publica livros sobre docência universitária

‘Educação Jurídica’ e ‘Ensino de Enfermagem’ resultaram das pesquisas de Silvana Malusá

Publicado em 19/04/2016 às 17:16 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Silvana Malusá é pedagoga e doutora em Educação (Foto: Arquivo pessoal)

Estudar a docência universitária é um desafio no meio acadêmico para a professora Silvana Malusá, da Faculdade de Educação da UFU. É uma pesquisa que “nos leva a rever nossa postura enquanto professores no ensino superior”, revela.

Agora, o cumprimento desse desafio resultou em dois livros: Educação Jurídica: docência com profissionalismo, em coautoria Helena Cristina Simões, e Ensino de Enfermagem: docência universitária e o princípio da integralidade do SUS, em coautoria com Marlucilena Pinheiro da Silva e Zélia Araújo Santos.

As duas obras resultam de estudos e reflexões do grupo de pesquisa “Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas”, vinculado às linhas de pesquisas Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e Mídias, Educação e Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação.

Obras

Educação Jurídica: docência com profissionalismo

Conhecer e analisar as concepções de prática pedagógica dos docentes formados em Direito – atuantes em Cursos Jurídicos – e verificar se as concepções de prática pedagógica condizem com o esperado para uma docência universitária contemporânea são os principais objetivos deste livro. Para tanto, busca-se aferir e correlacionar o grau de importância atribuído por professores de Direito, com ênfase em questões que envolvem: formação profissional; ensino-aprendizagem; saberes docentes e relações interpessoais.

Contato: www.autografia.com.br

Ensino de Enfermagem: docência universitária e o princípio da integralidade do SUS

Compreender a Docência Universitária e nela o Enfermeiro-Docente é o objeto direto deste livro, conhecendo, estudando e analisando o grau de importância que o enfermeiro – enquanto docente universitário – atribui às categorias: formação profissional, concepção do processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, compreendendo as relações que se estabelece entre as categorias em estudo com o princípio de integralidade do SUS.

Contato: www.pacolivros.com.br

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