Pular para o conteúdo principal
CAMPUS SANTA MÔNICA

Universidade sedia plenária na noite desta segunda

Formalização da criação do Comitê UFU em Defesa da Democracia e Contra a Retirada de Direitos ocorre no evento

Publicado em 09/05/2016 às 10:45 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Uma comissão formada por docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza nesta segunda-feira, 09/05, a plenária para a constituição oficial do Comitê UFU em Defesa da Democracia e Contra a Retirada de Direitos. Segundo os organizadores, o evento será aberto, plural e democrático, com atividades a partir das 19h, no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica.

A professora Célia Rocha Calvo, do Instituto de História, explica que o comitê está sendo criado com diversos objetivos e em um momento de muita turbulência política, econômica e social no Brasil. "O encaminhamento para este comitê foi dado após algumas reuniões na Adufu e o vemos até mesmo com uma função pedagógica no cenário brasileiro atual. Queremos debater vários temas, tais como: a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade; a manutenção dos programas sociais vinculados à assitência estudantil (como Pnaes e Prouni), aos investimentos em infraestrutura (como Reuni) e ao fomento à formação docente (como o Pibid); a consolidação do Enem como um sistema de seleção que reconhece o direito à edução superior para os estudantes oriundos de escolas públicas; e esclarecimentos sobre as diretrizes que estão sendo tomadas nas reuniões da Comissão Estatuinte da UFU", exemplifica.

Também fazem parte da equipe que está coordenando os trabalhos para a constituição do Comitê UFU em Defesa da Democracia e Contra a Retirada de Direitos: docentes Antônio de Almeida (Instituto de História) e Jorgetânia da Silva Ferreira (Instituto de História/presidente da Adufu); Bruno Pickles (acadêmico de Pedagogia), Luciana Tavares Borges (doutoranda em História); e os técnicos administrativos Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, Sérgio Santos Neves, Karla Teixeira e Paulo Rais de Freitas.

A11y