Pular para o conteúdo principal
CAMPUS SANTA MÔNICA

I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU ocorre nesta semana

Evento, entre os dias 22 e 24, será aberto com mesa redonda com participação de dirigente nacional do MST e de professor de universidade cubana

Publicado em 20/06/2016 às 09:36 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Começa nesta quarta-feira, 22 de junho, e vai até sexta, 24, a primeira edição de um seminário que pretende contribuir com o processo formativo de alunos e professores da educação básica e superior, com a articulação entre pesquisadores e grupos de pesquisas, bem como criar estratégias pedagógicas para aproximar a comunidade a fim de compreender melhor a discussão em torno das temáticas que envolvem a educação do campo. Com o eixo de discussão central "Da luta pela terra a construção da cidadania. Povos Indígenas, Negros e Sem Terras", o I Seminário Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal de Uberlândia é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Comunicação (GEPECC), da Faculdade de Educação (Faced/UFU). Toda a programação ocorre no Campus Santa Mônica.

O evento é organizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), as Secretarias Municipais de Educação de Uberlândia, Uberaba e Monte Alegre de Minas, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/Uberlândia), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Catalão) e a Esccola Nacional Florestan Fernandes (ENFF/MST). Todas as inscrições foram preenchidas.

A primeira mesa redonda do seminário, às 8h30 do dia 22, é intitulada "Territorialidades e a Questão Agrária no Início do Século XXI" e terá como participantes Kelli Mafort (da Direção Nacional do MST) e os professores Alberto Matías González (da Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez", de Cuba) e João Cleps (do Instituto de Geografia da UFU). A mediação ficará a cargo do professor Antônio Cláudio Moreira Costa, da Faced, coordenador-geral do evento. Para mais informações, acesse o site.

A11y