Pular para o conteúdo principal
Destaque

Aluna da UFU é selecionada para bolsa de programa de fundação espanhola

Prestes a começar o 7º período de Relações Internacionais, Ana Beatriz ficou entre os cinco brasileiros classificados para esta iniciativa

Publicado em 01/08/2016 às 10:12 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Foto: Arquivo pessoal

No final do mês de julho, a Fundação Marcelino Botín, da Espanha, divulgou a lista dos aprovados para o Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Entre os universitários selecionados, está Ana Beatriz Araújo, que no segundo semestre letivo de 2016 irá cursar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o sétimo período do curso de Relações Internacionais.

O pressuposto de que a existência de um setor público forte é a chave para o desenvolvimento social, econômico e cultural de uma sociedade é a grande justificativa da Fundação Marcelino Botín para promover o Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Esta iniciativa seleciona para um curso de formação de oito semanas estudantes de universidades latino-americanas. Em comum entre os escolhidos, o alto potencial e a vocação para o serviço público.

Nesta edição, o programa selecionou 32 universitários, oriundos de 16 países da América Latina. A representante da UFU ficou entre os cinco brasileiros aprovados.

Chegando ao penúltimo período da graduação, Ana Beatriz avalia que esta experiência é uma oportunidade de fazer contatos e dar novos passos no caminho profissional. “Espero que o programa me permita aprender mais e desenvolver minhas habilidades, como um complemento à minha formação no curso de RI", afirma.

Além disso, o contato com o serviço público espanhol também chamou a atenção da acadêmica, “Eu sempre considerei o serviço público uma das minhas principais opções de carreira a seguir após terminada a graduação, Acredito que o programa me dará ferramentas que vão me preparar para exercer funções públicas, bem como ampliar meus conhecimentos como pesquisadora e analista internacional”, ressalta ela.

Como funciona

Durante o curso, os estudantes têm contato com áreas como Economia, Ética e Filosofia Política e Fortalecimento Institucional e Função Pública. Com os conhecimentos adquiridos, eles desenvolvem um projeto final de práticas concretas e aplicáveis à realidade social de seu país ou da América Latina.

O Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina tem início no dia 14/10, na sede da Fundação, que fica em Madri, na Espanha, e é finalizado no dia 30/11, na Fundação Getúlio Vargas, no Brasil. Na programação, estão previstas viagens culturais e acadêmicas, visitas à instituições e empresas, debates e atividades esportivas.

Palavras-chave: Relações Internacionais DRII bolsa

A11y