UFU celebra convênio com grupo universitário da Malásia

Segundo acordo da Universidade Federal de Uberlândia com uma instituição asiática foi sacramentado em reunião remota realizada nesta terça-feira (08/02)

Publicado em 08/02/2022 às 13:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Reitor da UFU, Valder Steffen, durante encontro on line com representantes da Malásia

Professor Valder Steffen Junior, reitor da UFU. (Foto: Alexandre Santos)

Acompanhado pelo diretor da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), Waldenor Barros Moraes Filho, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, assinou na manhã desta terça-feira (08/02), um Memorando de Entendimento com a International University & Colleges – INTI, da Malásia.  O encontro foi de forma virtual e contou, também, com a participação de representares da INTI, com destaque para o diretor executivo, Chong Kok Wai.

Entre as possibilidades, o acordo permitirá que ocorram cooperações nos campos acadêmico, científico, de pesquisa, ensino e extensão. Com isso, será viabilizado o desenvolvimento de ações de interesse comum entre as instituições, além de atividades de intercâmbio de estudantes, professores e do corpo técnico administrativo. O convênio terá a duração de 10 anos, com possibilidade de renovações automáticas para períodos sucessivos de cinco anos. “É um acordo acadêmico bastante aberto, comportando troca de professores, estudantes e técnicos administrativos, permitindo um intercâmbio amplo entre pessoas, tanto da UFU quanto de universidades da Malásia”, destacou o reitor.

Steffen Junior enalteceu a importância econômica da Malásia e lembrou que este se trata do segundo acordo da UFU com uma instituição do continente asiático [o primeiro foi com uma chinesa]. “A Malásia é uma das economias mais abertas do mundo e possui um programa de inovação e tecnologia muito forte, exatamente por conta desse relacionamento entre universidades e empresas. Então, esse é um ponto que tem chamado nossa atenção [...]. É o primeiro acordo que celebramos no Sudeste Asiático, focado na Malásia, que é um dos chamados 'Tigres Asiáticos'.  É uma abertura importante para a nossa instituição”, comentou.

Sobre a INTI

International University & Colleges – INTI se trata de um grupo universitário com várias instituições. “É um grupo articulado. Conta com faculdades tecnológicas, colégios técnicos, universidades e pós-doutorado. Essa rede tem cursos como Fisioterapia, Ciências Sociais e Biotecnologia, mas há uma ênfase muito grande na gestão de negócios, na relação com a indústria. Então, nós achamos que as áreas em que podemos iniciar nossas ações têm a ver com Administração, Engenharia, Biotecnologia e Computação”, enumerou Moraes Filho.

Grupo universitário é sediado em Hong Kong. (Foto: Divulgação)

Proposição de ações

Após a celebração do Memorando de Entendimento, o próximo passo é aproximar as Unidades Acadêmicas da UFU e estimulá-las a desenvolver projetos. “A assinatura é uma decisão administrativa [...]. O que nós vamos fazer, a partir de agora, é buscar Unidades Acadêmicas que tenham interesse em participar de ações com a Malásia. Para isso, a questão do idioma é fundamental, sendo que a língua de instrução nas universidades da Malásia é o Inglês. E nós podemos receber estes jovens, professores e técnicos em Unidades Acadêmicas e laboratórios em que o Inglês seja a língua de instrução. Este é o maior desafio”, pontuou o diretor.

A UFU foi a primeira universidade federal brasileira a firmar esta parceria com este grupo, que é de Hong Kong, na Malásia. "Isso talvez se deva a uma questão de agilidade, mas sabemos que existem outras universidades federais que estão se preparando para fazer algo parecido, com a mesma instituição. A INTI, evidentemente, identifica no Brasil um parceiro interessante e, por isso, tomou essa iniciativa”, apontou o reitor Valder Steffen Junior.

Histórico

Atualmente, a Universidade Federal de Uberlândia possui cerca de 150 acordos assinados e ativos com diversas instituições. Conforme Moraes Filho, “esse número altera todo dia, porque os acordos vencem e, enquanto vários são renovados, outros não; por outro lado, ao mesmo tempo, novas instituições se somam à rede de parceiros".

O primeiro acordo estabelecido com uma instituição fora do país aconteceu em 1983, durante evento realizado na UFU. A parceria com a Université Bourgogne Franche-Comté, instituição francesa, fundada em 1423, foi estabelecida por iniciativa do professor Valder Steffen Junior, hoje reitor da UFU. “Essa relação histórica com a França fez com que a UFU fosse a primeira instituição brasileira a ser credenciada como centro aplicador dos exames Diplôme d´Études en Langue Française (DELF) e Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF) - até então, exclusividades da Aliança Francesa. Isso veio em decorrência desses acordos acadêmicos em nossa relação histórica com a França”, citou o diretor da DRII.

[caption caption="Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, professor Waldenor Barros Moraes Filho. (Foto: Alexandre Santos)"]

Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU- Waldenor Barros[/caption]

Palavras-chave: Relações Internacionais Convênio Malásia INTI DRII UFU