Pular para o conteúdo principal
DESTAQUE

Biólogo formado na UFU é premiado em congresso internacional

Eduardo Calixto Soares começou o trabalho na área entomológica durante a graduação

Publicado em 17/10/2016 às 14:55 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

No dia 26 de setembro, aconteceu o 25° Congresso Internacional de Entomologia, em Orlando, nos Estados Unidos. Um dos premiados do evento foi Eduardo Calixto Soares, biólogo formado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2013. Com orientação do professor Kleber Del Claro, o trabalho tem como tema as interações ecológicas entre insetos e plantas no cerrado e começou a ser realizado durante a graduação.
De acordo com Del Claro, esse é o maior evento da área no mundo. Um comitê interno avalia a apresentação do candidato, como o trabalho afetaria a comunidade entomológica, como o aluno poderia ser ajudado na área acadêmica, além da carta de apresentação enviada. Dentre as 197 pessoas que submeteram trabalhos, apenas 27 ganharam. No nível de doutorado, Soares foi o único brasileiro a ser premiado. Os ganhadores receberam uma verba para cobrir as despesas da viagem e um certificado de menção de excelência.

Certificado de menção de excelência. (Foto: Arquivo pessoal)

Natural de Uberlândia, Eduardo Soares conta que esse trabalho começou desde a sua primeira iniciação científica, já com orientação do professor Kleber. Durante a graduação, Soares trabalhava em feira livre e ajudava o pai que era pedreiro. Como não tinha tempo durante o dia, já que o curso também era integral, ele conta que fazia pesquisa no campo à noite. "Às vezes ficava até as 2h da manhã lá. Eu tentava dedicar o máximo possível à graduação. Essa correria atrapalhava um pouco, mas também me ensinou bastante. Eu fiquei mais responsável, dediquei mais ao curso porque vi que era aquilo que eu precisava pra ter uma vida melhor", relata.
Segundo ele, participar do evento e receber a premiação o motivou ainda mais para continuar na área, além de ampliar os contatos e o conhecimento. "É excelente em todos os sentidos", resume. Soares afirma que é muito grato ao seu orientador, sua co-orientadora Denise Lange, e à UFU, pois a instituição foi a base para que ele pudesse conseguir essa conquista. "Todo suporte que a UFU me deu foi essencial, toda a infraestrutura, os professores, o nosso curso que é bem estruturado, foi extremamente importante. Toda a bagagem e conhecimento que eu tive antes foi essencial pra mim", afirma.

Eduardo conta que estava esperançoso com o prêmio.(Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: entomologia Biologia Prêmio Universidade UFU congresso internacional

A11y