Pular para o conteúdo principal
Seminário

UFU debate Educação Quilombola

Evento acontece dia 24 de outubro, no campus Santa Mônica

Publicado em 13/10/2016 às 11:41 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Imagem: Pixabay

O "Seminário Temático Educação Quilombola" é parte da série de seminários - que acontecem na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - e discutem a Educação para as Relações Étnico-raciais e o Estudo da História da África e Afro-brasileira. Outra pauta de discussão é a implementação da Lei Federal 10.639/2003 que torna obrigatório, na educação básica e superior, o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.

No seminário do dia 24 de outubro, a temática será em torno da Educação Quilombola. A partir das 14 h, professores falarão sobre o estágio interdisciplinar de vivência quilombola da UFU. Em seguida, a partir das 15h30, alunos e pesquisadores que tiveram vivências com a comunidade quilombola, inclusive por meio do estágio interdisciplinar, falarão sobre essa experiência. A roda de conversa contará também com representantes da Comunidade Quilombola.

Por fim, às 19h, tem início o cerimonial de abertura da mesa redonda "As Comunidades Quilombolas e a Relação com a Universidade". A mesa começa às 19h30, com os seguintes expositores: Paulina Maria Caon - Coordenadora do Curso de Teatro da UFU, professora Tânia Nakamura - da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC – Campus Bom Despacho), professora Lara Luisa Silva Gomes - do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU e o professor Benjamin Xavier de Paula - da Faculdade de Educação da UFU.

Toda a programação acontecerá no Bloco 1G, sala 145, do campus Santa Mônica. As inscrições serão feitas no local para a emissão de certificado.

Palavras-chave: Seminário cultura africana Cultura afro-brasileira

A11y