Publicado em 24/11/2016 às 12:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Projeto nascido a partir de um desafio apresentado pela empresa júnior Consulteq e o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), durante a Semana de Empreendedorismo e Inovação, o Mobi UFU reuniu as três equipes que se destacaram com propostas para resolver o problema da falta de vagas de estacionamento no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Composto por 10 alunos da universidade, o grupo do Mobi UFU realizou três pesquisas para determinar os principais problemas dos motoristas nos campi da UFU e a real situação do trânsito no dia-a-dia destes locais: questionário on-line, levantamento do número de vagas e pesquisa de fluxo. Com base nos dados descobertos, traçou-se um plano de ações, sendo a primeira delas a implantação do CaronaPhone, que foi lançado oficialmente no último mês de outubro (veja a matéria exibida pela TV Universitária).
De acordo com o relatório apresentado pelo grupo - leia a íntegra do mesmo no link disponibilizado ao final desta matéria - , a ideia de um aplicativo destinado a caronas não é nova. "Já existem algumas soluções similares, como os softwares Tripda, Lyft e Zaznue. No entanto, o nosso é voltado exclusivamente à comunidade universitária que vai aos campi dirigindo, tendo em vista que é nessa parcela que se encontra o problema do trânsito na UFU. Ao longo de um ano foram estudadas formas e maneiras para se implementar esse tipo de aplicativo nos campi da UFU, e a alternativa com melhor custo benefício foi a parceria com um aplicativo de caronas, o CaronaPhone, voltado para universidades e desenvolvido por alunos da Universidade Federal de Brasília (UnB)."
Existem outras duas próximas propostas a serem colocadas em prática pelo projeto. A primeira consiste em um estacionamento vertical inteligente, o "Smart Parking", que funcionaria como uma espécie de elevador para carros de passeio, podendo suportar de 8 até 20 carros em um espaço horizontal normalmente ocupado por apenas três vagas. A outra ideia converge para os esforços no sentido de contribuir para o decréscimo da poluição ambiental e melhoria da qualidade de vida dos membros da comunidade acadêmica: dotar os campi de um sistema de empréstimo de bicicletas que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Universitária (Prefe). "Este programa é semelhante aos já implantados em cidades como Rio de Janeiro, Barcelona, Paris, Stuttgart, Lyon, e resgata a importância de qualificar o espaço público para as pessoas que necessitam fazer pequenos deslocamentos urbanos, inclusive aos usuários do transporte coletivo e do individual", destaca um trecho do relatório do Mobi UFU.
Para divulgar o projeto e interagir com a comunidade acadêmica - que pode enviar comentários, críticas e sugestões -, o grupo mantém uma fan-page no Facebook. Neste espaço virtual também é possível ficar por dentro das promoções realizadas em conjunto com parceiros do Mobi UFU. Por enquanto, o CaronaPhone está disponível para ser baixado apenas pela Play Store.
Apresentação Mobi UFU
Palavras-chave: mobilidade Estacionamento Vagas aplicativo CaronaPhone Mobi UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS