Publicado em 06/02/2017 às 09:58 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Foram três anos de trabalho para escrever o livro “Análise dos padrões de veículos na logística urbana de cargas: uma aplicação de modelagem e simulação para veículo urbano de carga”. O nome complicado é resultado de uma pesquisa ainda mais complexa: como determinar o veículo ideal para cada tipo de transporte nas empresas de logística e distribuição?
Essa pergunta motivou o professor Fernando de Araújo, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, e seu orientador, professor Carlos Alberto Faria, da Faculdade de Engenharia Civil, a desenvolver uma dissertação de mestrado. O objetivo era apresentar, com base na logística urbana de cargas, a viabilidade econômica e operacional do emprego de veículos urbanos de cargas – que têm capacidade de carga de até 2,5 toneladas.
Os principais desafios para consolidar essa pesquisa, além da bibliografia e do trabalho com o software, é que ela precisaria ser aplicada. Essa aplicação foi feita por meio de uma parceria com uma empresa de logística de distribuição. “A empresa foi fundamental para a conclusão da pesquisa. Tivemos dificuldades no momento da aplicação dos cenários propostos em caso real, pois havia necessidade de modificar o processo operacional deles para atender a nossa demanda. Apesar disso, foi uma parceria muito saudável”, diz Araújo.
A otimização da logística de distribuição é uma demanda atual das cidades brasileiras. De acordo com o professor Faria, “as cidades brasileiras, sobretudo as de porte médio, têm muito a aprender no sentido de implantar estratégias que proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas. Quando se fala atualmente em smart cities, cidades conectadas e otimizadas, não se pode deixar de lado toda e qualquer melhoria como essas que são tratadas neste livro”.
O livro está disponível para compra no formato digital no site da editora Novas Edições Acadêmicas.
Palavras-chave: Logística de Distribuição FECIV Engenharia Civil FACIP
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS