Jubileu de Ouro

Faculdade de Engenharia Civil da UFU completa 50 anos

Fundada em 20 de dezembro de 1973, a Feciv celebra 5 décadas de excelência no ensino

Publicado em 06/12/2023 às 09:08 - Atualizado em 22/12/2023 às 11:31

Foto: Milton Santos

Nos anos 1970, Uberlândia despontava como uma área de crescimento econômico e populacional, tornando-se, na década seguinte, a cidade mais populosa do Triângulo Mineiro. Em meio à expansão que estava a todo vapor, é criada a Universidade de Uberlândia (UnU), que se tornaria a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) após sua federalização em 1978.

Um dos primeiros cursos a surgir na recém-criada universidade foi o de Engenharia Civil, que se iniciou em 1971, com departamento próprio fundado em 1973. Cinquenta anos mais tarde, o curso é nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), capacitando também profissionais da pós-graduação.

O professor Eduardo Jorge Hubaid deu aulas para a primeira turma de Engenharia Civil da UFU e fala um pouco sobre sua experiência trabalhando na universidade: “Ser professor é a minha maior satisfação. Quando entro em uma sala de aula, parece que saio do mundo real e fico meio ‘zen’.” Hubaid lecionou para 80 turmas e lembra que, no início do curso, havia poucos engenheiros na cidade. “A gente era quase convocado para lecionar”, brinca. Atualmente, mais de 90% dos docentes da faculdade são doutores e ela forma 20 mestres por ano, mostrando grande crescimento desde seu início.

Em 1999 foi criada a Faculdade de Engenharia Civil (Feciv/UFU), consolidando ainda mais o curso de Engenharia Civil na universidade. Hoje, a instituição conta com 450 alunos matriculados, 18 docentes e 18 funcionários do segmento técnico-administrativo, tornando-se referência nacional no ensino da profissão.

Confira, abaixo, imagens do evento de descerramento da placa comemorativa pelos 50 anos da Feciv, realizado no último dia 28 de novembro. A placa está instalada no jardim do Bloco 1Y do Campus Santa Mônica.

Palavras-chave: FECIV #Engenharia 50 anos