Publicado em 17/03/2017 às 16:21 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Professora Cássia Silva coordenou palestra interativa para alunos do ensino médio (Foto: Arquivo do Labitox)
A Brain Awareness Week (BAW) é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. Coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, há cerca de sete anos a campanha conta com a participação do Brasil, onde se realiza a Semana Nacional do Cérebro.
Neste ano, pela primeira vez, Uberlândia fez parte do roteiro de atividades. Promovida por iniciativa da professora Cássia Regina da Silva e alunos de iniciação científica ligados ao Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais (Labitox), do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb/UFU), a atividade aconteceu no dia 15 de março e englobou palestras interativas intituladas "Dor: porque ela dói?", que foram realizadas junto aos alunos do ensino médio de um colégio em Uberlândia.
O evento teve como objetivo promover a pesquisa básica na área de neurociência entre a sociedade em geral, chamando ainda a atenção para a importância do cérebro para a identificação e processamento da dor.
Para Silva, a UFU “proporciona condições favoráveis à realização de pesquisa e extensão na área de neurociências, promovendo, desta forma, o estudo de assuntos ligados à semana nacional do cérebro e a consequente formação de recursos humanos na área”, o que possibilitou a realização do evento e inseriu Uberlândia neste cenário. Para o próximo ano, a docente quer “ampliar o número de professores, alunos e público-alvo participante das atividades, concretizando o evento em Uberlândia e inserindo a cidade neste interessante circuito”.
Palavras-chave: Universidade Semana Mundial do Cérebro Semana Nacional do Cérebro
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS