Publicado em 02/03/2017 às 11:09 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Danilo Borges Paulino, Tânia Maria da Silva Mendonça, Alessandra Carla de Almeida Ribeiro e Gustavo Antonio Raimondi em sessão presencial do Programa Faimer Brasil 2017 (foto: arquivo pessoal)
Melhorar a saúde oferecida à população, por meio da educação. Esse é o objetivo da especialização para educação nas profissões da saúde, promovido pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer) - em tradução livre, Fundação para o Avanço da Educação e Pesquisa Médica Internacional - e realizada pela Universidade Federal do Ceará. Três docentes da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) participaram, em fevereiro, de sessões presenciais do curso.
A especialização faz parte do Programa Faimer Brasil e conta com apoio e financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde., Ela é realizada no período de dois anos, com duas sessões presenciais, realizadas em Fortaleza, e duas sessões à distância, que têm duração de onze meses. A cada ano, o programa seleciona docentes por meio de processo seletivo que avalia currículo e uma proposta de inovação para as instituições onde eles lecionam.
Os professores Danilo Borges Paulino, Gustavo Antonio Raimondi e Tânia Maria da Silva Mendonça participaram dessa última sessão presencial, contando com apoio da Famed. Na prática, o curso oferece, por exemplo, aprendizado em relação a temas como avaliação do estudante, pesquisa educacional, gerenciamento de conflitos e temáticas específicas da área, ou seja, questões com as quais os docentes lidam na rotina de aulas e no relacionamento com alunos.
O professor Danilo Paulino explica que, uma das atividades previstas, é o desenvolvimento de projetos de inovação, nas instituições de ensino em que atuam. "Quando fazemos o curso de Medicina, mesmo com mestrado e doutorado, a formação em questões de pedagogia necessita de reforço . Esse curso dá as bases para podermos fazer um processo de ensino e aprendizagem melhor", aponta Paulino.
Palavras-chave: Medicina Umuarama especialização educação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS