Publicado em 06/04/2017 às 01:16 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Momentos que eternizam. Estudantes ingressantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dos Campus Monte Carmelo viveram um dia especial na manhã desta quarta-feira, 05 de abril de 2017. Mais que participar do evento de boas-vindas promovido pela administração superior, a atividade marcou o ínicio da caminhada rumo à formação acadêmica e profissional.
Em meio a anseios e dúvidas, os estudantes receberam informações sobre as condições que a universidade oferece para a permanência na instituição até a formatura. “Queremos estar juntos, desde esta atividade de recepção até a conclusão do curso, a conquista do diploma”, enfatizou o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici, em sua mensagem inicial aos estudantes.
Entre os 175 alunos ingressantes nos cinco cursos disponibilizados no Campus Monte Carmelo (Agronomia, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Geologia) a distância da família é um desafio presente.
Os estudantes do curso de Geologia, Heitor Yan Oliveira Veloso e André Alvarenga, ilustram essa situação.
Heitor Yan Oliveira Veloso e André Alvarenga: distância é o primeiro obstáculo
Heitor saiu da casa dos país em Belo Horizonte, para morar em uma república e iniciar os estudos no curso de sua preferência. “Sempre quis fazer o curso de Geologia e a UFU foi a opção mais próxima da minha casa”. A distância entre Belo Horizonte e Monte Carmelo é de quase 500 km.
Para André Alvarenga, natural de Barretos-SP, a distância é menor (cerca de 300 km), mas o cenário é semelhante. Ele deixou a casa dos pais cursar Geologia na UFU em Monte Carmelo e morar em uma república com amigos.
Leia também: 9 coisas que você precisa saber ao ingressar na UFU
A estudante do curso de Agronomia, Thalita Almeida Bezerra, comemora a sua segunda aprovação no Processo Seletivo da UFU em Patos de Minas. Ela estudou durante um semestre as disciplinas do curso de Engenharia Florestal e agora foi aprovada para Agronomia, o curso que ela sempre teve preferência.
Natural de Dolearina, distrito da cidade de Estrela do Sul (MG) e distante 60 km de Monte Carmelo, Thalita participa do programa de assistência estudantil, com bolsa alimentação e moradia disponibilizadas pela universidade. “Ajuda muito, sem as bolsas seria muito difícil continuar no curso”.
Thalita é beneficiada pelos programas de assistência estudantil da UFU
Durante a atividade de recepção, além de informações sobre questões relacionadas a assistência estudantil e aspectos relacionados à bolsas de pesquisa e extensão também foram repassados informes sobre a atual situação do campus, que passa por processo de ampliação.
“Nosso campus está em construção, mas vocês terão uma formação completa”, afirmou o professor Gilberto de Oliveira Mendes, do curso de Agronomia e representante assessoria administrativa do Campus Monte Carmelo no evento.
As informações sobre aspectos relacionados à pesquisa e inovação foram prestadas pelo diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia, Thiago Paluma.
Palavras-chave: ingressantes Entrei na UFU graduação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS