Pular para o conteúdo principal
Graduação

Curso de Educação Física da UFU chega a 100 turmas!

Marco histórico está sendo celebrado com uma programação especial entre os docentes, discentes e técnicos que compõem o curso

Publicado em 01/11/2024 às 11:32 - Atualizado em 01/11/2024 às 19:04

No ano passado, o curso de Educação Física celebrou os 50 anos de existência. (Foto: Milton Santos)

100 turmas de Educação Física. Ao final do ciclo de formação dos últimos estudantes que entraram para este curso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teremos entregue à sociedade cerca de 4 mil profissionais da área para o Brasil e o mundo. Para celebrar o marco histórico, a comunidade acadêmica do curso de Educação Física está realizando uma programação especial com roda de conversa e palestras. 

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, a abertura da solenidade contou com a presença tanto dos docentes, discentes e técnicos atuais, quanto de egressos e servidores aposentados. O evento, que aconteceu no Auditório Prof. Thales de Assis Martins, no Campus Educação Física, relembrou a trajetória do curso, a importância dele na universidade e para o esporte nacional, além de exaltar os laços construídos. 

Compuseram a mesa de abertura o atual diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Marcos Kishi; o coordenador do Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura, Sérgio Nunes; o coordenador do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado, João Elias Nunes; o representante discente, Lucas Kehdi; e a representante discente no componente curricular ACE - Organização de Eventos, Isabelle de Matos. 

Integrantes da mesa de abertura
Da esquerda para a direita: Sérgio Nunes, Marcos Kishi, João Elias Nunes, Isabelle de Matos e Lucas Kehdi. (Foto: Milton Santos

Na ocasião, Kehdi ressaltou a importância do movimento estudantil para o curso e como a graduação em Educação Física é importante na história da UFU. “Na hora que a gente olha, historicamente, para [o curso de] Educação Física, a gente sempre teve uma função histórica muito importante de defender a universidade pública, gratuita e de qualidade para todos. A gente tem que resgatar essa função e voltar para esse trilho”, afirmou o estudante, que também frisou a necessidade de os discentes participarem das discussões sobre a política de esporte e lazer da instituição. “Estudante da Educação Física tem que estar dentro desse debate, politizando esse debate cada vez mais e colocando as pautas que nós, como pessoas que estamos aqui para estudar o movimento, para estudar o que compõe o movimento, de todos os seus componentes, não só fisiológico e biológico, mas também no sentido social”, acrescentou. 

Já o professor João Elias Nunes aproveitou o momento de fala para expor duas marcas que são intangíveis com a chegada da centésima turma de Educação Física: a quantidade de horas de estudo acumuladas ao longo da história e os laços afetivos. “Quantas horas de estudo não aconteceram para que 100 turmas fossem formadas? Estudos de todos os lados, docente e discente. [...] Uma das coisas que mais muda a nossa sociedade é o estudo. O estudo engrandece e, consequentemente, muda a nossa conduta. [...] Então, gostaria muito de reverenciar a universidade, que é um local de estudo e conhecimento que gera impacto na nossa região e no Brasil, como um todo”, declarou.  

Parte das pessoas que foram homenageadas no evento
Alguns dos servidores homenageados na solenidade. (Foto: Milton Santos)

Ele ainda complementou a fala lembrando que, além de todo estudo, o que fica são as pessoas. Observando os comentários dos colegas, e de outros eventos comemorativos da unidade, o docente sublinhou: “Ninguém lembrou do paper que publicou, do prédio que construiu. Ninguém lembrou disso. Só foi lembrado das pessoas, a relação entre as pessoas e quantos vínculos foram construídos nessas 100 turmas.” 

Logo após o momento inicial de falas, a solenidade contou com uma homenagem aos docentes e técnicos do curso, aposentados e em atuação; com a palestra “Memórias e trajetórias do Prof. Dr. Alberto Martins da Costa”, ministrada por ele mesmo, que hoje também compõe a gestão da Equipe Paralímpica do Praia Clube; e o lançamento do livro “Na imensidão o olhar”, assinado por Geni Costa, docente aposentada da Faefi/UFU.

Confira, abaixo, a cobertura fotográfica do evento, pelas lentes de Milton Santos. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Educação Física graduação Faefi Comemoração 100 turmas

A11y